Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Economia

Criptomoedas e o que esperar para 2022: especialista no assunto faz uma análise sobre Bitcoin e principais criptomoedas


Criptomoedas e o que esperar para 2022: especialista no assunto faz uma análise sobre Bitcoin e principais criptomoedas - Gente de Opinião

Entre as resoluções para 2022, uma palavra é unânime: dinheiro. Durante a pandemia, vimos os preços subirem, a escalada da inflação e alta dos juros comprometer nosso poder de compra e enfraquecer nossa economia. O Brasil ocupa hoje o terceiro lugar no ranking da inflação acumulada em 12 meses, segundo dados da Bloomberg

A atual situação financeira do país aliada ao crescimento da adoção dos ativos digitais tem levado muitos curiosos a se aventurar no mercado de criptomoedas pelas grandes promessas de lucro ou até mesmo para proteger seu patrimônio da inflação. O Bitcoin (BTC) - primeira e principal criptomoeda - baseado em tecnologia blockchain hoje, dentro dos ativos digitais, tem a maior capitalização de mercado chegando a quase 6 trilhões de reais. 

O segmento já vale mais que as empresas da bolsa de valores brasileira juntas. Em 2020 chegou a valorizar mais de 300% e, ainda que com grandes oscilações, características como a escassez, fungibilidade, descentralização, 100% disponível para qualquer pessoa independente de raça, cor ou idade, ainda o mantém como o ativo que dentre todos se destaca na prova do tempo, na confiança do mercado, e sua projeção de extrema valorização futura.

Abaixo, a analista da SOMOS Financeira, Kênia Torres faz uma análise dos principais pontos e sobre o que esperar para 2022 em relação ao mercado das criptomoedas. O analista Victor Cesar também comenta o assunto.

As vantagens de investir em criptomoedas

O Bitcoin e outras Criptomoedas são ativos inconfiscáveis.  Através das chaves privadas ligadas às suas respectivas carteiras, o investidor tem total proteção com tecnologia blockchain de ponta, e nenhum tipo de ação humana, seja pela justiça ou receita federal, tornaria esse confisco. Outra vantagem a se considerar é em relação a desvalorização do real. Por serem ativos dolarizados, as Criptomoedas estão expostas à variação do dólar e não sofrem com a oscilação da moeda nacional.

 

Um aspecto importante é a experiência de uma governança descentralizada. Todas as decisões relativas a esses ativos são tomadas pela rede de usuários e não sofre influência de agentes pré-definidos no poder, esta é a primeira experiência de mercado 100% livre da história

 

E se tratando de oportunidade, além da chance de ganhos expressivos, o potencial das criptomoedas de serem o alicerce capaz de revolucionar o mercado financeiro mundial com a tecnologia do futuro alimenta a energia de qualquer investidor atento.

 

Dicas para quem vai começar a investir

 

Investir em criptomoedas demanda o mínimo de estudo sobre o segmento e sobre os projetos dentro das mais de 13 mil moedas e tokens. Que solução essa tecnologia promove para a sociedade? Quais os diferenciais dos ativos escolhidos? No longo prazo existe utilidade? Os programadores são confiáveis? Qual a contribuição para a sustentabilidade do ecossistema cripto? Essas são algumas das perguntas com relevância para uma avaliação de um ativo. Começar devagar é a chave para a sua segurança. Muita atenção aos processos dentro das operações, seja dentro de uma exchange ou carteira física. Mais atenção ainda, aos dados e chaves privadas, nunca compartilhe em fóruns ou comunidades, pois são de uso exclusivo do usuário. Não tenha pressa, comece do básico e previna-se de golpes.

 

A partir de quanto posso começar a investir?

 

Você deve estar pensando quantos milhares de reais precisaria para começar os seus investimentos, a boa notícia é que em média com R$50  já é possível começar. Basta procurar uma exchange de confiança para iniciar.

 

As criptomoedas que merecem atenção para 2022

Para 2022, o Metaverso chega com tudo e promete revolucionar a realidade digital como conhecemos. A realidade virtual e aumentada não é um assunto novo, porém, é justamente a existência dessa conectividade social e espaço econômico, onde é possível ganhar dinheiro no virtual e utilizá-lo no real, que transcende o que já imaginávamos experienciar.

 

Atenção redobrada nas moedas que exploram o metaverso: Axie infinity(AXS); Decentraland(MANA); The Sandbox(SAND); Enjin Coin(ENJ) e IIluvium(ILV).

 

O que esperar do Bitcoin em 2022?

 

 Esse ativo, desde o seu lançamento, veio ganhando grande destaque entre entusiastas e investidores do mercado tradicional, de certo que os mais conservadores, à princípio, rejeitaram a proposta por acreditarem ser uma bolha, ou seja, algo que ao longo do tempo iria sucumbir, uma vez que seria impulsionado apenas por “nerds” e aventureiros. Contudo, o tempo e os gráficos provaram o poder ativo, sua consistência e seu potencial a curto e longo prazo. 

Criptomoedas e o que esperar para 2022: especialista no assunto faz uma análise sobre Bitcoin e principais criptomoedas - Gente de Opinião

“Como mostra o gráfico, nos períodos nos quais o ativo sofreu uma correção em seu preço, houve uma leve queda para impulso. Recentemente, no mês de Setembro, tivemos o que chamamos de “inverno”, onde orbitamos em preços abaixo das médias até então estabelecidas, mais precisamente em 39.573 USD (dólares), após isso, no início do mês de novembro alcançamos a marca histórica de 69.000 USD.

 

Atualmente, no penúltimo e início do último mês do ano, variamos de 69.000 USD para médias sob 60.000 USD, e com isso, é criada uma excelente oportunidade para aqueles buscam iniciar 2022 com o pé direito, pois segundo nossas leituras do mercado e do ativo, tais mínimas nada mais são que o Bitcoin buscando impulso para alçar um grande voo em breve”. Explica o  investidor e especialista em Criptoativos, Victor Cesar.

Sobre a Somos Financeira - Descomplicar serviços financeiros e entender qual que faz sentido para o estilo de vida de cada cliente. Esta é a proposta que os sócios Damião Moraes, Jéssica Pinto e Rodrigo Santos trazem com a Somos Financeira (www.somosfinanceira.com.br), empresa especializada em serviços financeiros criada em janeiro de 2021 e que já movimentou mais de R$ 4 milhões em empréstimo consignado em todo Brasil. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro, conta com um time formado por 50 profissionais e oferece serviços de empréstimos consignados como o empréstimo simples, refinanciamento, portabilidade e cartão de crédito consignado.

Fonte: Pietra Ribeiro da LaPresse Comunicação.

Mais Sobre Economia

Prazo para empreendedores renegociarem débitos tributários termina dia 31 de maio

Prazo para empreendedores renegociarem débitos tributários termina dia 31 de maio

Os donos de micro e pequenas empresas que possuem débitos tributários relacionadas ao regime do Simples Nacional podem regularizar suas pendências f

Mega-Sena acumula em 100 milhões e atrai novos jogadores

Mega-Sena acumula em 100 milhões e atrai novos jogadores

Não houve vencedores no ultimo sorteio da Mega-Sena, nesta quarta-feira, e agora a premiação ultrapassou a quantia de 100 milhões de reais. Quem é q

Prefeitos Empreendedores brilham em cerimônia em Ji-Paraná

Prefeitos Empreendedores brilham em cerimônia em Ji-Paraná

O amplo auditório do escritório Regional do Sebrae em Ji-paraná ficou literalmente pequeno nesta quarta (25), para a revelação dos vencedores do XI Pr