Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Vídeo documentário produzido por produtoras culturais de Rondônia ganha prêmio nacional da Fundação Cultural Palmares

O vídeo foi produzido pela produtora cultural remanescente quilombola, Izabel Mendes e pela jornalista Andréia Machado.


Vídeo documentário produzido por produtoras culturais de Rondônia ganha prêmio nacional da Fundação Cultural Palmares - Gente de Opinião

Com objetivo de retratar e valorizar a cultura dos remanescentes quilombolas de Santa Cruz, localizada no município de Pimenteiras do Oeste (RO), a produtora cultural e remanescente quilombola Izabel Mendes de Souza, produziu um vídeo documentário que foi premiado pela Fundação Cultural Palmares, por meio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA), no Edital: Contando a Nossa História.  

O vídeo documentário "História, Memória e Cultura da Comunidade de Remanescentes Quilombolas de Santa Cruz", tem oito minutos de duração, e contou com a direção da jornalista e produtora cultural Andréia Machado, captação de áudio do sociólogo e produtor cultural Marcio Guilhermon e edição do fotógrafo e produtor cultural Washington Kuipers.

O edital “Contando a Nossa História” premiou mais de 30 (trinta) vídeos produzidos em vários estados do Brasil  com o tema “Qual o meu olhar sobre a história da minha Comunidade? ”.

“Fiquei muito feliz em produzir o vídeo  documentário e contar como foi a formação da comunidade dos remanescentes quilombolas de Santa Cruz. Falar sobre a formação da nossa comunidade é sempre emocionante. Agradeço a toda equipe que trabalhou no vídeo. Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que foi feito. Que venham novos projetos para valorizar a cultura afro-brasileira em Rondônia”, disse Izabel Mendes que é moradora da comunidade dos remanescentes quilombolas de Santa Cruz.

A produtora cultural Andréia Machado ressaltou que está feliz com a premiação no concurso que teve como objetivo valorizar, mapear e divulgar as diferentes histórias, com o objetivo de fortalecer e preservar o patrimônio material e imaterial das comunidades de remanescentes quilombolas do Brasil, além de demonstrar como se dá a relação entre ancestralidade e a modernidade na cultura local.

“É uma alegria saber que o trabalho que produzimos aqui no interior de Rondônia ganhou um prêmio nacional. Isso nos dá força para seguir trabalhando em prol da valorização da cultura local”, salientou Andréia Machado.

Izabel Mendes informou que o vídeo deve ser divulgado em breve no site e nas redes sociais da Fundação Cultural Palmares.

Sobre a comunidade: 

A Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas conta com a certificação da Fundação Cultural Palmares (FCP)  como remanescente de quilombos, desde 2015. O município de Pimenteiras do Oeste foi fundado por remanescentes quilombolas do Quilombo do Piolho ou do Quariterê.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)