Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

UNIR EXTRAPOLA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA



Nesta semana a Comissão de Vestibular da UNIR anunciou a abertura das inscrições aos Exames Vestibulares para os campi da Capital e Interior. De ordem do Reitor José Januário do Amaral foi anunciado a criação de novos cursos principalmente na área de engenharia como Engenharia Civil em Porto Velho, Engenharia de Pesca em Presidente Médici, Engenharia Florestal em Rolim de Moura e Engenharia de Alimentos em Ariquemes. Apenas uma providência não foi levada em consideração: a prévia autorização da criação dos cursos da Engenharia e outros, que certamente o Reitor evocou para si a autonomia que possui a Universidade e não o Reitor.

A pressa como diz o jargão popular "é a inimiga da perfeição" e tendo apressado ou talvez sob pressão dos seus parceiros políticos nacionais, o reitor cedeu a pressão não consultando a fonte autorizativa o Conselho Universitário a quem cabe delegar poderes ao reitor para criar os cursos referenciados e, há inúmeras razões para que esta autorização seja negada, pois os cursos da engenharia exigem instalações de laboratórios sofisticados que se implantados em um campus único facilita o uso por alunos de graduação e pós-graduação, porém, espalhados por vários campi as dificuldades serão multiplicada indefinidamente e jamais terá a Universidade de Rondônia a estrutura básica de sustentação e oferecimento de bons cursos das engenharias.

Diante deste tipo de iniciativa açodada a universidade está a carecer de gestores tecnicamente perfeito e de assessorias capazes de não permitir que o gestor maior da casa do saber não cometa erros primários em desacordo com o Estatuto e Regimento da Universidade que dirige.

Quando convocado o Conselho Universitário para decidir sobre a criação destes novos cursos, com todos os impedimentos evidenciados para montagem de laboratórios e suporte, também de salas adequadas,  pessoal de apoio qualificado para que seus egressos seja profissionais com qualidade que o mercado está exigir ou será conivente e irresponsável para autorizar cursos sem a mínima condição desejável de funcionamento. Vamos aguardar a manifestação do Conselho Universitário.

Fonte: Jornal Alto Madeira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)