Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

UNIR é pioneira em implantar projeto de inclusão para deficientes físicos, cegos e surdos


 

Na próxima quinta-feira (03), às 10h, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inaugura o Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (CAPNES), o primeiro do estado de Rondônia em uma instituição de ensino superior (IES). Localizado no Campus “José Ribeiro Filho” da UNIR em Porto Velho, junto à Biblioteca Central, o objetivo do CAPNES é promover a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais (auditivas, motoras, visuais etc.) nas diferentes esferas da universidade, garantindo-lhes o acesso à educação superior.


Segundo a diretora da Biblioteca Central, Mônica Regina Peres, que foi responsável   pela coordenação e execução do projeto na UNIR, o CAPNES conta com equipamentos específicos para acessibilidade. “Hoje a biblioteca da UNIR possui livros, teclados e impressoras para Braille, computadores com scanners e programas que traduzem as folhas escaneadas em forma audível para a utilização com fones de ouvidos”, explica. “Já os portadores de baixa visão contam também com impressoras jato de tinta, que facilitam a leitura dos usuários, por imprimir em fontes aumentadas”, afirma Mônica.


Em relação à infra-estrutura, o prédio da Biblioteca Central, que já contava com rampas de acesso, agora tem também barras de apoio instaladas nos banheiros e para o segundo semestre deste ano está prevista a instalação de um elevador. Mônica destaca que, agora, “a falta de visão, audição ou movimentos não será mais uma barreira para quem sonha concluir o nível superior e construir uma carreira”.


Além de adquirir equipamentos para acessibilidade e adequar sua infra-estrutura, a UNIR também ofereceu a professores e técnicos treinamento em língua Libras e em Braille. “Contamos com docentes, bibliotecários e assistentes com alta capacidade em língua de Libras, para surdos, e em Braille, para cegos”, diz a diretora da Biblioteca. “Todos os colaboradores que atuam neste projeto da UNIR, estão capacitados e orientados para atender com respeito, dedicação e igualdade a qualquer portador de necessidades físicas ou sensoriais”, finaliza.

 

 

Programa INCLUIR

           
Os recursos para implantação do CAPNES na UNIR são provenientes do Programa INCLUIR, das Secretarias de Educação Especial (SEESP) e de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).


Em julho do ano passado, a UNIR, através de suas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), propôs, tendo a Biblioteca Central como coordenadora, a criação do CAPNES. O projeto foi encaminho à SESu/MEC e em agosto foi aprovado no valor de R$ 100 mil.

 

Agenda

           
A inauguração do CAPNES acontece na próxima segunda-feira (31), às 10h. O Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais fica no Campus “José Ribeiro Filho”, à BR 364, Km 9,5, Sentido Acre, junto à Biblioteca Central. Para mais informações, ligue (69) 2182-2167.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Teatro Palácio das Artes recebe Festival de Humor dia 11 de maio

Teatro Palácio das Artes recebe Festival de Humor dia 11 de maio

Neste próximo dia 11 de maio, o Teatro palácio das Artes reabre as suas cortinas para um Festival de Humor estrelado por três humoristas cearenses d

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de grafite

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de grafite

Durante os meses de março e maio deste ano, uma iniciativa singular floresceu em Vilhena, município situado na região amazônica brasileira. A Associ

Vernissage da exposição do artista plástico Eliardo Lima

Vernissage da exposição do artista plástico Eliardo Lima

A mostra "Retratos e Emoção - Minha Mãe, Minha Vida" é composta por 24 telas que retratam as mães com suas histórias incríveis e emocionantes de amo

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

A Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, que institui a PNAB (Política Nacional de Apoio à Cultura), representa um avanço significativo para o setor

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)