Terça-feira, 15 de abril de 2025 - 07h34
Em um momento de brilho e reconhecimento internacional, a escritora e poetisa Rosângela Arend esteve presente no prestigioso Salão do Livro de Genebra, realizado de 19 a 23 de março. Um dos eventos literários mais importantes da Europa. O Salão do Livro se tornou o palco ideal para o lançamento de suas obras, agora disponíveis em quatro idiomas: português, espanhol, francês e inglês, O Ribeirinho e o Rio Madeira, obra que a autora, emocionada, compartilhou no Estande da Editora Cultive coordenado pela Valquiria Imperiano, CEO do Institut Cultive Suisse Brésil. Destacamos também, a obra infantojuvenil O Botinho: Uma Aventura nas Águas do Rio Madeira que exploram a riqueza e a importância das águas e a cultura do Rio Madeira, promovendo a conscientização e a preservação ambiental.
Na ocasião, a escritora também teve a honra de ser premiada com o Prêmio de Embaixadora da Literatura (Prix Ambassadrice de la Littérature), um reconhecimento dado pelo Institut Cultive Suisse Brésil, que enaltece sua contribuição para a literatura brasileira e sua dedicação à preservação da cultura amazônica.
"Fico imensamente grata pela oportunidade de lançar
minhas obras no Salão do Livro de Genebra. Esse evento foi uma porta aberta
para minha jornada literária e para a literatura de Rondônia.
A AJEB Rondônia representadas pela escritoras Izabel Cristina Presidente Coordenadora e Rosângela Arend, Secretária da AJEB RO, que são organizadoras da obra: Vivências Amazônicas teve um lançamento especial no Salão do Livro com o apoio da Valquiria Imperiano através da Editora Cultive, possibilitando novas conexões com várias escritoras, como também, as publicações da delegação Rondoniense de grande relevância para a literatura regional, nacional e internacional valorizando a literatura brasileira pelo mundo
Com uma trajetória marcada pela literatura, educação e
ativismo cultural, desempenhou um papel fundamental em abrir caminhos, e isso
se reflete em momentos como este, de visibilidade e troca cultural,"
declarou a autora.
Além de suas publicações individuais, Rosângela Arend também teve seu trabalho reconhecido pela organização da Antologia "Elas: A Força Feminina através dos Tempos", que explora a força e o protagonismo das mulheres ao longo da história. O evento não se limitou a Genebra, participou de eventos em Paris, Bruxelas e Amsterdam, onde suas obras foram doadas a instituições.
Trajetória da Escritora
Rosângela Arend é graduada em Letras, especialista em Linguística Aplicada à Produção de Textos e mestre em Ciências da Educação. Seu trabalho vai além das páginas dos livros, sendo um ponto de ligação entre a literatura de Rondônia e o público internacional.
Sobre o Salão do Livro de Genebra
A presença da escritora no Salão do Livro de Genebra não apenas fortalece a representação da literatura brasileira em eventos globais, mas também faz ecoar a importância das vozes amazônicas no cenário literário internacional. As obras de Rosângela, com suas temáticas ambientais e culturais, reafirmam a relevância de se contar histórias, que conectam o público ao meio ambiente e à rica história da Amazônia.
Com as obras lançadas simultaneamente em quatro idiomas e o prêmio de Embaixadora da Literatura, Rosângela Arend continua a consolidar sua carreira como uma das mais importantes vozes da literatura contemporânea, inspirando novas gerações de leitores a mergulharem nas profundezas do Rio Madeira e nas lendas da região Amazônica.
Segunda edição da Feira Cultural Encantos da Amazônia está aberta à visitação em Vilhena
O público de Vilhena já pode prestigiar a 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia, que teve sua abertura oficial no dia 27 de agosto e segue aberta a
Dia da Amazônia: um Tour Cultural em Porto Velho pela Preservação do Bioma
Ontem, 05 de setembro foi comemorado em nossa capital, o Dia da Amazônia. Com uma programação especial que uniu cultura, educação ambiental e valori
Juliana Santos emociona público com arte em linhas, fogo e cores na Expopib em Pimenta Bueno
Durante a 40ª Exposição Agropecuária de Pimenta Bueno (Expopib), realizada nesta semana, a artista plástica e artesã Juliana Santos, de 41 anos, foi
Oficina de artesanato com palha de buriti capacita 20 alunos em Pimenteiras do Oeste
Com o objetivo de fortalecer os saberes tradicionais e incentivar a produção artesanal, foi realizada entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025 na Comun