Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Só uma em cada dez universidades privadas ganha nota alta do MEC


 
Sabrina Craide
Agência Brasil

Brasília - A maior concentração de cursos que obtiveram as notas mais altas no Exame Nacional de Desempenho (Enade) no ano passado está nas universidades e faculdades públicas. Segundo os dados divulgados hoje (6) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 44,3% dos cursos de instituições públicas ficaram com notas 4 e 5 e 13,5% tiveram conceitos 1 e 2 no item chamado Conceito Enade.

Entre as instituições privadas, 11,6% tiveram as duas notas mais altas e 24,9% ficaram com as notas mais baixas. O Conceito Enade, cujas notas variam de 1 a 5, avalia o desempenho dos formandos e dos calouros.

Dos 3.248 cursos superiores que participaram do Enade em 2007, 722 ficaram com as notas mais baixas: 1 e 2, o que corresponde a 22,3% do total. Excluindo os que ficaram sem conceito, a maioria dos cursos avaliados ficou com nota 3 (24,2%). Outros 621 obtiveram as maiores notas 4 e 5 (19,2%), sendo que 134 ficaram com a nota máxima, que é 5. As provas foram aplicadas a 190 mil estudantes de todo o país.

A região Centro-Oeste foi a que teve a maior concentração de notas baixas: 24,7% dos cursos ficaram com notas 1 e 2. Já na região Sul foi registrado o maior índice de cursos com notas 4 e 5: 27,9%. No curso de farmácia, 43,2% das notas ficaram entre 1 e 2, e no curso de fonoaudiologia, 48,9% obtiveram notas 4 e 5.

O Enade avaliou no ano passado cursos de 16 áreas do conhecimento: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, radiologia, agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.

A cada ano, diferentes cursos são escolhidos para a avaliação. Em 2008, serão avaliados os cursos de arquitetura e urbanismo, biologia, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. Também entram na lista os cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

O exame foi criado em 2004 para avaliar a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior em todo o Brasil e o grau de aprendizado dos estudantes. As provas incluem questões de formação geral e de conteúdos específicos.

 

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Teatro Palácio das Artes recebe Festival de Humor dia 11 de maio

Teatro Palácio das Artes recebe Festival de Humor dia 11 de maio

Neste próximo dia 11 de maio, o Teatro palácio das Artes reabre as suas cortinas para um Festival de Humor estrelado por três humoristas cearenses d

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de grafite

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de grafite

Durante os meses de março e maio deste ano, uma iniciativa singular floresceu em Vilhena, município situado na região amazônica brasileira. A Associ

Vernissage da exposição do artista plástico Eliardo Lima

Vernissage da exposição do artista plástico Eliardo Lima

A mostra "Retratos e Emoção - Minha Mãe, Minha Vida" é composta por 24 telas que retratam as mães com suas histórias incríveis e emocionantes de amo

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

A Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, que institui a PNAB (Política Nacional de Apoio à Cultura), representa um avanço significativo para o setor

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)