Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Servidores da prefeitura são capacitados em gestão projetos



Inicia na quinta-feira, 10, e encerra no sábado, 12, o curso de Gestão de Projetos, realizado pela prefeitura de Porto Velho sob a coordenação da secretaria municipal de Planejamento e Gestão (Sempla). Quarenta servidores do município participarão da capacitação que acontecerá no auditório da Uniron-Shopping. Nos três dias eles receberão informações sobre como elaborar, acompanhar e gerenciar projetos nas diversas áreas da administração municipal.

O secretário de Planejamento do município, Sérgio Pacífico, adiantou que essa capacitação é importante para que a prefeitura possa a partir de agora, ter um parâmetro das ações desenvolvidas em relação ao que é feito em cidades de outros Estados, para melhorar o desempenho local. “Com a incorporação desses conhecimentos, será possível medir quantitativamente as atividades da prefeitura e fazer essa comparação”, disse o secretário.

Com base nessa comparação, Sérgio Pacífico afirmou que será possível saber onde e o que melhorar, porque a prefeitura passará a trabalhar com índices qualitativos que nortearão suas ações, essa excelência será sempre a meta a ser atingida. E um exemplo, são as atividades desenvolvidas na área da saúde, que passará a ser diagnosticada de forma mais precisa para que haja um parâmetro a ser comparado.

Projetos que a prefeitura desenvolve em outros setores como: meio ambiente, trânsito e educação, por exemplo, também poderão ser auferidos, mostrando os pontos que podem ser atacados, a fim de melhorar a prestação dos serviços à comunidade.

Outro ganho é com as orientações, que será possível evitar os erros e até omissão de dados nos projetos, pois quando detectados, acabam entravando a execução da ação ou a não-aprovação daquele projeto, como é o caso da omissão das contrapartidas. Além disso, no setor público existe as limitações ou restrições, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e  da Lei das Licitações, Enquanto na iniciativa privada tudo é permitido, desde que não seja ilegal, na administração pública se faz somente o que prescreve a lei (legalidade como princípio de administração).

Isso faz com que muitos projetos embora viáveis, sejam limitados à aprovação. Outras restrições são as peças orçamentárias que estão sujeitas as alterações constantes na legislação, a mudança da estrutura administrativa a cada novo governo, a falta de mão-de-obra qualificada, o limite de gasto com pessoal e a necessidade de realização de concurso para a contratação de recursos humanos, entre outros.

 

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)