Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Relato de viagem & Outras Literaturas

Em nome da Diretoria da Biblioteca Prof. Roberto Duarte Pires – UNIR Campus, convidamos a comunidade em geral para prestigiar o evento em tela.


Relato de viagem & Outras Literaturas - Gente de Opinião

Relato de viagem & Outras Literaturas é o tema da Roda de Conversa que vai acontecer nesta sexta-feira, 26 de julho, a partir das 15h, no auditório da biblioteca da UNIR, Campus Porto Velho, Rondônia, com a participação do professor-pesquisador e tradutor Hélio Rocha, do Departamento de Línguas Estrangeiras (DALE) e do professor Josué Melo, da Secreataria Estadual de Educação de Rondônia (SEDUC) com a mediação do professor Marcelo Leal (DALE-UNIR). A discussão vai girar em torno de narrativas de viajantes que estiveram na região amazônica nacional e internacional ao longo do século XX e produziram seus registros discursivos.

No evento – que deve contar com a presença de vários estudiosos das Amazônias e estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) da Amazônia – será lançado o livro DOIS AMERICANOS NA MADEIRA-MAMORÉ, resultado do processo tradutório da obra em inglês TWO BOYS IN SOUTH AMERICA JUNGLES, escrita por Grace Jekyll, esposa de Arthur Jekyll, empreiteiro da EFMM nos idos de 1907-1912.

Relato de viagem & Outras Literaturas - Gente de Opinião

De acordo com o tradutor, a narrativa de Grace Jekyll confirma a história do “prego de ouro” fixado no último dormente da EFMM, em Guajará-Mirim e, além disso, traz à tona o aviador Francesco de Pinedo, o italiano que atravessou o Atlântico até o Brasil em 1927, sobrevoou a ferrovia no ano de 1927 e pousou o hidroavião Santa Maria no rio Mamoré em frente à cidade nominada “Pérola do Mamoré”.

Considerando que, provavelmente, DOIS AMERICANOS NA MADEIRA-MAMORÉ seja uma das primeiras obras que tem como “palco” a ferrovia e cuja autora é uma mulher, a obra conta agora – em português – com uma apresentação também escrita por uma mulher, a professora-pesquisadora Maria de Fátima Molina, do Departamento de Línguas Vernáculas – (DALV) da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Vem aí a 1ª Bienal da AGL - Academia Guajamirense de Letras

Vem aí a 1ª Bienal da AGL - Academia Guajamirense de Letras

A cidade de Guajará-Mirim, conhecida como a Pérola do Mamoré, será palco de um dos maiores encontros literários já realizados na região. A Academia

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)