Sábado, 12 de agosto de 2006 - 08h13
Visando incentivar a produção artística e cultural nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho inicia na próxima segunda-feira, 14, o projeto "Arte de Fato". Promovido pela Divisão do Desenvolvimento da Cultura Escolar DICE da Secretaria Municipal de Educação Semed, em parceria com o Centro de Teatro de Bonecos CTB de Porto Velho, o mesmo vai levar para o meio escolar o universo do teatro, da dança, da música e das artes visuais.
"A nossa intenção é que aconteça a arte dentro da escola, que o aluno tenha a oportunidade de experimentar", conta o chefe da DICE, Elcias Villar de Carvalho, destacando que o projeto segue os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN's, de apreciar, contextualizar e produzir.
Partindo desse princípio, em um primeiro momento os alunos vão assistir a apresentações e exposições de arte, que serão levadas para as escolas. Depois serão promovidas discussões a respeito dos trabalhos assistidos, sendo que em um terceiro momento os alunos passarão a produzir os seus próprios trabalhos, que depois também serão apresentados nas demais escolas da rede. Não há limitações de idade e nível de ensino para participar do projeto.
Primeira atividade Na segunda-feira o CTB inicia um ciclo de apresentações de 30 espetáculos teatrais em 15 escolas da rede municipal de ensino. Serão exibidas as peças "O macaco malandro" e "São Jorge e o Dragão", com texto da autora Maria Clara Machado, e "Lendas da Amazônia", do autor local Cláudio Vrena. As apresentações iniciam pela escola Antonio Augusto das Chagas, no bairro São Sebastião II.
No mesmo dia terão início as oficinas teatrais em 10 escolas, mobilizando cerca de 100 alunos em torno da montagem de 10 espetáculos adaptáveis para o teatro italiano (platéia disposta frontalmente) e de rua. As oficinas acontecem, ao mesmo tempo, nas escolas Antonio Ferreira da Silva, Darcy Ribeiro, Engenheiro Francisco Erse, Estela Compasso, João Ribeiro Soares, Maria Isaura da Costa, Olavo Pires, São Pedro, Ulisses Soares Ferreira e Wadih Darwich Zacarias.
Obs: A Escola Municipal Antonio Augusto Rabelo das Graças fica localizada na Av. Almirante Tamandaré com Jardel Filho, s/n bairro São Sebastião II. Fone: 3223-7482/ 3216-4667. As apresentações iniciam às 9h30 e às 15h30.
Escola Municipal Antonio Ferreira da Silva: Rua Duque de Caxias nº 2454, bairro São Cristóvão.
Fonte: Giceli Soupinski
Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro
No dia 20 de setembro, às 20h, a cantora e compositora Gabi Shima convida o público para o lançamento do videoclipe “Quem Vale a Pena”, no espaço cu
Escritor Silvio Persivo faz doações para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO
com imensa satisfação que mais uma vez recebemos notícias que nos enchem de orgulho. A Biblioteca Comunitária da @ajeb_ro recebeu do Escritor @silv
Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia
Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En
Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL
O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar