Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Produção cultural em Rondônia


 
Geane Valesca da Cunha Klein defedeu na Unesp de São José do Rio Preto a tese de doutorado intitulada “Produção cultural em Rondônia: a significação do cotidiano pelo viés literário”. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras.

Resumo

Esta tese resulta de um estudo previamente realizado sobre a produção cultural em Rondônia, considerando-se o viés literário.

Os textos objeto de análise foram produzidos e publicados ao longo de um século, de 1909 a 2014, e foram ordenados em três grupos: a) textos publicados na primeira metade do século XX (1909-1956) no jornal Alto Madeira; b) textos publicados na segunda metade do século XX (1960-2000) no jornal Alto Madeira; c) textos publicados nas primeiras décadas do século XXI (2001-2014) nas mídias digitais (internet).

Por se tratar de um extenso período de tempo, a análise foi feita por amostragem, permitindo observar os contatos e confluências entre a Literatura e os suportes midiáticos ao longo do tempo.

A análise levou em consideração as estratégias utilizadas pelos autores e as especificidades dos suportes destes textos, tendo por objetivo realizar releituras e revisões interpretativas capazes de discutir como as produções são marcadas e tensionadas discursivamente pela cultura e pelas identidades.

A metodologia primou pelo olhar interdiscursivo, plural e interdisciplinar. A princípio foram buscados jornais, blogs, sites, páginas em redes sociais que trazem a Literatura produzida em Rondônia.

Em seguida, deu-se a triagem das produções encontradas: categorização conforme características.

Por fim, analisaram-se as produções literárias em um entrecruzamento com conceitos e informações obtidos na fundamentação teórica.

A análise revelou que boa parte das produções se fixa em abordagens históricas as quais respondem a uma necessidade de inscrição das produções no espaço e no tempo, fixando sentidos e referenciando identidades, crenças e costumes capazes de responder ao que é ser rondoniense.

Comissão Examinadora

Prof.(a). Gisele M. Fernandes - Orientadora (Ibilce/Unesp)
Prof.(a). Manuel F. Medina (Univ. of Louisville)
Prof.(a). Paulo S. N. dos Santos (Univ. Fed. da Grande Dourados)
Prof.(a). Nelson L. Ramos (Ibilce/Unesp)
Prof.(a). Norma Wimmer (Ibilce/Unesp)

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)