Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Primeira fase da reforma da Praça das Três Caixas d'Água será inaugurada nesta terça-feira (16)

Processo de revitalização está dividido em três etapas


Praça já foi palco de carnavais, eventos culturais, feiras, e outras programações - Gente de Opinião
Praça já foi palco de carnavais, eventos culturais, feiras, e outras programações

Reviver memórias e movimentar a economia: esses são os objetivos da Prefeitura de Porto Velho ao resgatar espaços históricos, como é o caso da revitalização da Praça das Três Caixas d’Água, que terá a entrega da primeira fase nesta terça-feira (16), às 17h.

Um processo dividido em três etapas está em andamento na emblemática praça, que já foi palco de carnavais, eventos culturais, feiras, e relembra o período de construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) é a responsável pela mobilização para a revitalização, pois buscou junto ao Governo do Estado a cedência da responsabilidade para a Prefeitura por 20 anos e, assim, seguiu com a regularização da documentação do local junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Iphan é parceiro neste processo, fiscalizando e garantindo que o patrimônio histórico permaneça preservado. Neste primeiro momento, será inaugurado o painel que retrata os naufrágios, do ceramista Bruno Souza, entregando ainda mais cultura e arte para a população da capital, além de se tornar um atrativo extra no ponto turístico símbolo da bandeira de Porto Velho.

A primeira etapa do processo de revitalização contou com parceiros públicos e privados, consiste pintura dos muros, executada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), com a doação das tintas pelo Grupo Dismonza.

O paisagismo e reforma dos bancos ficaram por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a limpeza realizada pela Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), além da instalação do painel de cerâmica de mais de três metros de altura, feito artesanalmente pelo artista plástico porto-velhense Bruno Souza, com material fornecido pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

O projeto arquitetônico é do Município, em uma parceria entre a Semdestur e a Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)