Terça-feira, 28 de abril de 2009 - 06h32
Ontem na coluna Lenha na Fogueira, lamentamos a falta de atenção da mídia local, ao trabalho do fotógrafo Michael Lewin, exposto na Casa da Cultura Ivan Marrocos, sob o título Natureza versus ferro. Na realidade, ainda não havíamos visitado a exposição, o que só fizemos na tarde de ontem, acompanhado do fotógrafo J Gomes. O que podemos observar no trabalho do profissional mineiro, foi apenas a boa intenção e a vontade em transformar em arte, o que foi abandonado ou o que foi propositalmente jogado fora, pela admistração dos militares do 5º BEC, em obediência a uma determinação superior, cuja prioridade à época, eram as rodovias.
Trabalho do naipe do que está exposto na Casa da Cultura, foi produzido e registrado em um livro, editado e apresentado ao público durante o governo Bianco. O mesmo trabalho, foi depois publicado em um livro assinado pela professora Yedda Bozarcov. A diferença entre o levantamento realizado pela equipe do departamento do Patrimônio Histórico do governo de Rondônia e o trabalho de Michael Lewin, é que, no do governo, as fotografias usadas, foram tiradas em sua maioria, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré por nada-mais-nada-menos, que Danna Merril o fotógrafo contratado pela empresa de Percival Farquar para registrar a saga da construção da ferrovia em 1910. Apesar de Danna Merril ter realizado seu trabalho no inicio do século 20, quando os componentes técnicos a disposição dos fotógrafos, ainda eram bastante primários, a qualidade das fotos, é bem superior em relação as que estão atualmente na Ivan Marrocos, mesmo o fotógrafos patrocinado pela Santo Antônio Energia, poder contar com o que existe de melhor em tecnologia para se produzir fotografia atualmente.
Não queremos aqui desmerecer o trabalho Natureza Versus Ferro, muito pelo contrário, achamos inclusive que o fotógrafo em apreço, merece todos os elogios, por ter tido a preocupação em registrar artisticamente, o que sobrou do patrimônio da Madeira Mamoré. É um trabalho que deve ser apreciado por todos que se interessam pela nossa história, além do que, não deve ficar apenas em Porto Velho, afinal de contas, os que aqui residem, dificilmente vão apreciar as fotos expostas na Ivan, como arte, aliás, essas peças, são diariamente apreciadas pelo nosso povo, como a pior artimanha, praticada pelo governo brasileiro contra o nosso patrimônio histórico.
Apenas recomendamos ao caro fotógrafo, que caso a exposição seja levada a outros estados e cidades, que as telas fotográficas, sejam legendadas. Nem sempre a fotografia, tem a capacidade de nos dizer o que precisamos saber.
Assim sendo, conclamamos aos amigos leitores, a visitarem a exposição Natureza versus ferro, que fica na galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos, até o próximo dia 4 de maio.
Fonte: Sílvio Santos
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art
Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo
No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri
Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes
Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura
Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia
O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem