Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 15h28
O Ministério Público Federal (MPF) está promovendo em todo o país o ciclo de filmes Cine Memória e Verdade, com o objetivo de trazer reflexões sobre as situações vivenciadas no momento histórico das ditaduras latino-americanas. Em Porto Velho, os filmes serão exibidos por meio de uma parceria entre o MPF e o cineclube CineOca. Nesta quinta-feira, dia 22, serão apresentados os documentários brasileiros ‘Sônia Morta e Viva’ e ‘Vala Comum’, às 19h30, no Sesc Esplanada.
“É importante relembrar e refletir para que episódios como esses, as ditaduras na América Latina, jamais voltem a ocorrer”, diz o procurador da República Ercias Rodrigues. Ele informa que todas as sessões vão iniciar com a exibição do curta "Anistia 30 Anos", produzido pela Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, e irão terminar com um debate conduzido pelos organizadores – MPF e CineOca.
Anistia
O Cine Memória e Verdade tem apoio da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP). O MPF está engajado em fazer a sua parte para que o Estado brasileiro cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes/Lund (Guerrilha do Araguaia), de novembro de 2010.
A sentença condena o Brasil a uma série de ações com caráter imediato, visando à localização dos corpos ainda desaparecidos, à abertura de arquivos, assim como reparações às famílias das vítimas. Também exige do Estado tanto medidas judiciais efetivas para a responsabilização individual pelos crimes cometidos, como outras de caráter mais geral objetivando o resgate da Verdade Histórica sobre os fatos ocorridos.
Filmes
Quinta-feira, 22 de setembro
Sônia Morta e Viva
Documentário. Brasil. 1985. Direção: Sérgio Waisman. Duração: 45 min.
Trajetória da militante revolucionária Sônia Moraes Angel Jones.
Vala Comum
Documentário. Brasil. 1994. Direção: João Godoy. Duração: 30 min.
Vala Comum trata de um episódio praticamente esquecido pela indústria jornalística: as ossadas de militantes políticos que combateram a ditadura e que foram enterradas na vala comum do cemitério de Perus, em São Paulo.
Sexta-feira, 23 de setembro
A História Oficial (La Historia Oficial)
Drama. Argentina. 1985. Direção: Luis Puenzo. Duração: 112 min.
A História Oficial foi um dos dois filmes produzidos na América Latina a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro (o outro foi O Segredo de Seus Olhos, em 2010). O filme conta a história de uma professora da classe média argentina que descobre que a criança que adotou pode ser filha de presos políticos da ditadura militar (1976-1983).
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL
O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar
Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado
O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa
Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia
A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art