Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

MIMOSINHO NO FLOR-DO-MARACUJÁ



Boi-Mimosinho se apresenta no Flor-do-Maracujá homenageando fundador João Batista

Uma das apresentações mais esperadas no Flor-do-Maracujá deste ano é a do boi-bumbá Mimosinho, um dos maiores campeões de títulos da competição, e atual vice-campeão da Mostra realizada anualmente pelo Governo do Estado.

O homenageado deste ano não poderia ser outro, é o fundador da agremiação, João Batista, folclorista, que durante anos se tornou um dos maiores papa-títulos do Flor-do-maracujá. Atualmente, o Boi está sendo dirigido pelo folclorista Alberto Castro Alves.

O Mimosinho foi criado em 1985 no bairro Nova Floresta, atual bairro da Eletronorte. O boi se apresentava sempre no arraial São João Na Roça, folguedo comunitário criado por João Batista em parceria com João Morais e moradores do bairro.

Naquela época, além do boi Mimosinho, Batista fundou duas quadrilhas, a Beija-Flor do Norte (adulta), sete vezes campeã do Flor-do-Maracujá, e a Estrelinha de São João (mirim), igualmente campeã com o mesmo número de título da Beija-Flor, no Flor-do-Maracujá.

Batista abandonou a disputa das quadrilhas e do boi-bumbá em 1996 para se dedicar mais à família e criação dos filhos e netos, mas sempre realizando um arraial no dia de São João, no Nova Floresta, todos os anos. João Batista é devoto de São João.

Na apresentação do Mimosinho, que acontece na sexta-feira (27.06), Batista estará presente para acompanhar quatro sobrinhos que irão se apresentar no boi-bumbá mirim que ele fundou há mais de duas décadas.

"Isso para mim é motivo de muita alegria. Hoje, os dançarinos, artesãos e ritmistas do Mimosinho já estão na segunda geração, filhos, sobrinhos e netos dos fundadores da agremiação. A cultura não pode morrer e nossa contribuição para que isso nunca aconteça dever ser diária", diz João Batista.

Batista é servidor federal aposentado da Funasa e está atualmente com 55 anos, dos quais 49 dedicados à cultura de Porto Velho, cidade onde nasceu em 8 de março de 1953.

Fonte: Marcos Henrique Machado

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Teatro Palácio das Artes recebe Festival de Humor dia 11 de maio

Teatro Palácio das Artes recebe Festival de Humor dia 11 de maio

Neste próximo dia 11 de maio, o Teatro palácio das Artes reabre as suas cortinas para um Festival de Humor estrelado por três humoristas cearenses d

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de grafite

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de grafite

Durante os meses de março e maio deste ano, uma iniciativa singular floresceu em Vilhena, município situado na região amazônica brasileira. A Associ

Vernissage da exposição do artista plástico Eliardo Lima

Vernissage da exposição do artista plástico Eliardo Lima

A mostra "Retratos e Emoção - Minha Mãe, Minha Vida" é composta por 24 telas que retratam as mães com suas histórias incríveis e emocionantes de amo

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

A Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, que institui a PNAB (Política Nacional de Apoio à Cultura), representa um avanço significativo para o setor

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)