Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Iphan disponibiliza Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia

O documento apresenta as iniciativas de proteção, os objetivos e o planejamento de ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo


 Iphan disponibiliza Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia - Gente de Opinião

"Berimbau, atabaque e pandeiro, na roda não pode faltar, se você é capoeira, vem pra praça vadiar”. A musicalidade da roda capoeira talvez seja o mais interessante desse bem cultural que une dança, luta e jogo. Em Rondônia, o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o Plano de Salvaguarda da Capoeira no estado. O documento é um instrumento fundamental para a gestão dos bens registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia é fruto do trabalho conjunto entre o Instituto e diferentes grupos e rodas de capoeira rondonienses. Em 2012, a superintendência do Iphan no estado iniciou o processo de identificação dos detentores para a atualização do Cadastro Nacional da Capoeira e, nos últimos dois anos, mesmo com todos os obstáculos que a pandemia de Covid-19 trouxe à sociedade, realizou encontros virtuais para discutir a produção do plano.

Para o técnico em Ciências Sociais do Iphan-RO, Emanuel Vieira, o Plano de Salvaguarda juntou motivações e expectativas em prol do fomento da capoeira no estado. “A mobilização contou também com a vontade sincera de participação de detentores que expressaram, em diferentes momentos, o amor e a reverência que cultivam em relação à capoeira. O documento guarda uma parte da memória coletiva da comunidade capoeirista rondoniense, seus anseios e expectativas, seus ideais e projetos de realização”, explicou.

Assim como o plano, a Roda de Capoeira é uma construção coletiva, de modo que a socialização entre os praticantes é indispensável. De acordo com o advogado e capoeirista, Vitor Noé, a oralidade na capoeira é a principal ferramenta de transmissão de saberes. “O respeito, a gratidão e a deferência para com o mestre de capoeira se assemelham àquela que deve ser concedida a um líder religioso, pois ele conduz o processo de aprendizagem, a roda de capoeira e a forma como os componentes do grupo se relacionam entre si”, contou. 

Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira

Respectivamente inscritos nos Livros de Registro das Formas de Expressão e dos Saberes, a Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira são Bens Culturais que abrangem todo o território nacional e chegam a extrapolar fronteiras. A capoeira é uma manifestação cultural presente em mais de 150 países, com variações regionais e locais criadas a partir de suas “modalidades” mais conhecidas: as chamadas “capoeira angola” e “capoeira regional”.

A Roda de Capoeira é um espaço profundamente ritualizado, congrega cânticos e gestos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia, um código de ética, que revelam companheirismo e solidariedade. É composta pelo mestre, contramestre e seus discípulos (alunos). Homens ou mulheres podem ocupar qualquer uma das funções, desde que tenham passado pelos rituais específicos.

Os bens culturais – Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres – expressam a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Seus reconhecimentos como patrimônio demarcam a conscientização sobre o valor da herança cultural africana. Herança esta que, no passado, foi reprimida e discriminada. A partir do reconhecimento oficial das práticas e saberes relacionados à capoeira, em 2008, foram elaboradas estratégias para promover, inicialmente em nível federal e, posteriormente de forma descentralizada, sua salvaguarda.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)