Sexta-feira, 20 de setembro de 2013 - 00h56
Não se assuste se nos dias 21 e 22 de setembro, sua rotina for interrompida por música, dança e poesias. Trata-se da intervenção urbana Andarilhos das Estrelas, encenada pelo Grupo de Teatro Tibanaré de Cuiabá - MT, que inicia uma jornada de apresentações que percorrerá estados do Norte do País.
A temporada Andarilhos das estrelas é patrocinada pelo Banco da Amazônia e segue até o fim de novembro. Jefferson Jarcem, diretor do Grupo Tibanaré conta que Andarilhos das Estrelas investe no lírico e na imaginação. "A intenção é sempre fazer fluir a imaginação, a liberdade de fazer o público se expressar, saindo do convencional".
Para alcançar este objetivo o grupo realiza um verdadeiro cortejo cênico musical, utilizando textos de autores de Mato Grosso, cantigas populares e muito trabalho corporal.
Em Porto Velho, a ação acontecerá dentro de transportes coletivos. A utilização do espaço não convencional é uma das características do Grupo Tibanaré e em especial de Andarilhos das Estrelas, que já foi contemplado em outros editais e percorreu, ruas e praças, buscando arrancar das pessoas sentimentos e emoções que ficam adormecidas na correria do dia a dia.
Além da intervenção teatral Andarilhos das Estrelas o grupo oferecerá uma oficina de teatro gratuita em Porto Velho. A oficina trabalha como ponto de partida a Organicidade do Ator-bailarino. O método de pesquisa utilizado pelo grupo Tibanaré será a base das atividades, com treinamento físico, transmitindo suas técnicas e sua ética na abordagem do trabalho cênico corporal. “Os alunos passarão por etapas importantes do estudo técnico pratico, exercitando ações físicas, aprendendo buscar incessantemente uma maneira viva de articular sua arte e doar se ao publico. Abrindo para sensações, levando o corpo a conhecer além do próprio limite, conscientizando a importância da Fisicidade (Corpo Final) e da Corporeidade (Coração do ator), elementos mutuamente dependentes para uma boa atuação” explica Jarcem.
O Público-alvo são atores, bailarinos, professores, não atores, todos com idade acima de 15 anos. As inscrições estão a cargo do Sesc Rondônia, que também é apoiador da temporada.
Após passar por Rondônia, o Tibanaré seguirá se apresentando em Cuiabá, Manaus, São Luiz, Rio Branco e Belém. Em outra etapa, realizará uma temporada pela região Centro-Oeste, através do apoio da Funarte.
Os interessados deverão entrar em contato pelos telefones: (65) 8449-0919/ (65) 84180343.
Serviço:
- 20/10 – Oficina – 09h as 12 e 14h as 17h
- 21/10 – Andarilhos das Estrelas – 18 horas – ônibus
- 22/10 – Andarilhos das Estrelas – 18 horas – ônibus
Fonte: naineterena
Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL
O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar
Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado
O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa
Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia
A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art