Terça-feira, 24 de abril de 2018 - 08h50
Governador Daniel Pereira discute ações alinhadas
para preservação do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Em resposta a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MP/RO) contra a União, o Estado de Rondônia e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que cobra proteção e preservação de todo o percurso da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), o governador de Rondônia Daniel Pereira recebeu ontem (23) no Palácio Rio Madeira a procuradora da República Gisele Bleggi e sinalizou o interesse do Estado em zelar pelo patrimônio.
‘‘Nós temos interesse em fazer uma limpeza ao longo dos trilhos até a igrejinha de Santo Antônio e até a Vila Candelária para oferecer a população acesso para fazer uma caminhada pelos trilhos. Também é de nosso interesse nos mobilizar para movimentar o turismo no Forte Príncipe da Beira e recuperar a Casa Rondon em Vilhena’’, disse o governador ao solicitar da procuradora apoio para avançar na preservação dos patrimônios históricos de Rondônia a partir de entendimentos alinhados com o Iphan.
Governador Daniel Pereira apresenta proposta do Estado em preservar patrimônios a procuradora Gisele Bleggi
‘‘Essa reunião já um esboço para a reunião de conciliação que é a primeira etapa do processo judicial e assim alinhar medidas a respeito de toda intervenção que será necessária do percurso da Estrada de Ferro até Guajará-Mirim, o que inclui todo material e estações. E o que podemos perceber é que haverá uma união de esforços do Iphan junto com o Estado de Rondônia, inclusive o governo já sinalizou viabilizar recurso na medida do possível para preservar esses bens e o que a gente espera é que o interesse público seja valorizado’’, avalia a procuradora.
Na reunião ainda ficou definido que o governo apresentará ao MPF todas as ações que tem realizado em prol dos patrimônios históricos de Rondônia. Também participaram da reunião representantes da Superintendência de Turismo (Setur), da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado
O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa
Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia
A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art
Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo
No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri