Quinta-feira, 25 de outubro de 2007 - 09h16
De 22 a 26 de outubro acontece na quadra poliesportiva da Faculdade Metropolitana e Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA as atividades do Projeto A eficiência do deficiente na recreação desenvolvido pelos professores Daniel de Souza, Cleidimara Alves, Eurly Tourinho e João Bernardino, do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana.
Participam acadêmicos de Educação Física (Metropolitana) que durante os quatro dias desenvolvem atividades e brincadeiras como Ping-Pong, Totó, futebol, bambolê com alunos das instituições como o Centro de Estadual de Educação Especial Abnael Machado de Lima (CENE), Pestalozzi, Associação Amiga dos Autistas (AMA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que interagem com alunos da Escola Santa Marcelina.
Elane da Rocha Lopes, supervisora escolar da Escola Santa Marcelina coordena com a professora Marlene, as atividades do projeto Arco Iris. De acordo com Elane o projeto tem o intuito criar momentos em que nossos alunos possam interagir com alunos de instituições de ensino especial. Visando com isso a quebra de tabus, preconceitos, para que através da brincadeira eles possam observar que as crianças portadoras de deficiências fazem o mesmo que eles, ou seja, brincam e se divertem.
O evento contou ainda com a presença de nove bombeiros que, sob o comando do sargento De Moura, orientaram os alunos nas atividades de Tirolesa e Rapel. O Corpo de Bombeiros é parceiro da Escola Santa Marcelina na realização desses eventos e participamos desde 2004 ajudando nas atividades esportivas e ao mesmo tempo recreativas envolvendo os alunos.
O principal objetivo do Projeto é fazer com que os acadêmicos de Educação Física possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Educação Física para portadores de necessidades especiais (EFPNE), ministrada pelo professor Daniel; Organização e administração de eventos escolares (OAEE), ministrada pela professora Cleidimara Alves; Folclore e dança ministrada pela professora Eurly Tourinho e Prática e ensino II, disciplina ministrada pelo professor João Bernardino.
Para o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, Aparício Carvalho de Moraes, o projeto A eficiência do deficiente na recreação, muito nos orgulha, pois mostra que a comunidade acadêmica está voltada de forma ativa para a inclusão social do deficiente através de ações de um projeto social importante como este idealizado pelos nossos docentes, exaltou Aparício.
Fonte: Ascom
Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo
No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri
Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes
Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura
Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia
O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem
Vem aí a 1ª Bienal da AGL - Academia Guajamirense de Letras
A cidade de Guajará-Mirim, conhecida como a Pérola do Mamoré, será palco de um dos maiores encontros literários já realizados na região. A Academia