Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Filme rondoniense “Nazaré: do verde ao barro” é premiado em festival de cinema em Pernambuco

A animação levou o prêmio de melhor direção de fotografia no 15º Curta Taquary


Filme rondoniense  “Nazaré: do verde ao barro” é premiado em festival de cinema em Pernambuco - Gente de Opinião

O curta-metragem rondoniense “Nazaré: do verde ao barro” conquistou o prêmio de Melhor Direção de Fotografia durante a 15ª edição do Curta Taquary, tradicional festival de cinema em Pernambuco, ocorrido durante o mês de março. Exibido na mostra Criancine, dedicada à produção audiovisual para infância e adolescência, a obra concorreu com produções dos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

 

Para Rafael Oliveira, diretor de fotografia do filme, receber este prêmio é emocionante. “Não consigo mensurar a felicidade desse reconhecimento. São tantos anos dedicados à nossa arte, sem querer ganhar nada em troca, mas sempre buscando mostrar nossa riqueza para o mundo. Estou emocionado”, completa.

 

“Levar nossas histórias por esse Brasil afora é uma prática que precisamos exercer sempre. Entrar no circuito de importantes festivais de cinema é uma honra e quando vem um prêmio assim, vem para celebrarmos as escolhas que fazemos, o caminho que escolhemos seguir”, comenta Juraci Júnior, diretor e roteirista da animação.

 

O Festival

A 15ª edição do Curta Taquary aconteceu entre 16 e 22 de março em formato híbrido (online e presencial), sediado na cidade de Taquaritinga do Norte, no Estado do Pernambuco. Ao todo, foram 777 filmes inscritos e selecionados 113 curtas-metragens. De acordo com os organizadores o festival reforça seu compromisso com o meio ambiente e a cidadania: a cada inscrição feita, uma espécie nativa foi plantada em escolas e outros espaços públicos da cidade e seu entorno.

 

O filme

A animação, gravada com atores reais que ganharam novas formas e tons em aquarela, é fruto de um trabalho coletivo. As ilustrações são da artista visual acreana Roberta Marisa, a trilha sonora composta exclusivamente para o filme é de Tullio Nunes, a direção de produção é de Fernanda Paiva, a direção de fotografia de Rafael Oliveira e os efeitos de pós-produção de Rone Mota.

 

O filme estreou no tradicional Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão, em 2021 e vem cumprindo agenda de festivais, como na 54ª Edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Circuito Penedo de Cinema e Mostra SESC de Cinema.

 

O filme “Nazaré: do verde ao barro” foi contemplado no Edital nº 78/2020/ SEJUCEL-CODEC - 1ª Edição Jair Rangel "Pistolino" do Edital de Chamamento Público para Produção Audiovisual. Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)