Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FestCineamazônia busca apoio para mostra no MC


O secretário-adjunto de Audiovisual do Ministério da Cultura, Emerson Rodrigues, recebeu ontem (26) o deputado Padre Ton (PT-RO) e um dos organizadores do FestCineamazônia, cineasta Jurandir Costa, para tratar de apoio ao evento, que este ano promove a 9ª edição, de 15 a 19 de novembro, em Porto Velho.

A reivindicação é obter apoio para a mostra itinerante em Rondônia, Bolívia e Peru, que se realiza após a etapa de Porto Velho. Jurandir Costa, conforme definido na audiência, ficou de apresentar um projeto para captar recursos para essa mostra, o mais rápido possível.

O deputado Padre Ton se comprometeu a indicar emenda para a ação da mostra itinerante, e solicitou parceria do Ministério da Cultura para projetos de resgate e recuperação de acervo visual da memória de Rondônia, tendo o secretário-adjunto declarado que irá promover uma maior aproximação da Secretaria de Audiovisual com o estado de Rondônia.

Ainda sobre o FestCineamazônia, agenda cultural que se consolida em Rondônia, existe a possibilidade do MinC patrocinar a digitalização de todos os vídeos apresentados e premiados no FestCineamazônia até o momento, exigindo-se, para isso, uma parceria com instituição federal, como a Universidade de Rondônia ou com o próprio governo estadual.

“A metodologia a ser seguida é rígida, deve ser a da Cinemateca Brasileira, em relação a esta possibilidade de se digitalizar o acervo do FestCineamazônia. A porta está aberta, o projeto deve ser apresentado”, diz Padre Ton, reiterando que seu mandato está à disposição para apoiar iniciativas voltadas para a cultura.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)