Terça-feira, 4 de março de 2025 - 15h15
A exposição fotográfica "Faces da Amazônia: Mulheres de Vilhena" destaca a trajetória e a contribuição das mulheres trabalhadoras da cultura no município. Inaugurada na noite da quinta-feira (13) de fevereiro, na Galeria da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), a mostra reúne 21 retratos que capturam a força, a identidade e a diversidade das mulheres que atuam no cenário cultural local. Além da exibição das imagens, o evento contou com uma roda de conversa, proporcionando um espaço de diálogo sobre os desafios e conquistas femininas na cultura amazônica.
Com curadoria da comunicadora social e fotógrafa Andréia Machado, a exposição apresenta 21 retratos capturados pelo cinegrafista e fotógrafo Washington Kuipers. As imagens expressam a resiliência e diversidade das mulheres vilhenenses que contribuem para a produção cultural na região.
A produtora cultural Andressa Vitória Santos Machado, coordenadora do projeto, celebrou a recepção positiva do público. "Este projeto não apenas documenta, mas também dá visibilidade às trajetórias e histórias das mulheres que constroem a cultura de Vilhena. Ver essa resposta tão calorosa da comunidade é extremamente gratificante", destacou.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a roda de conversa com mulheres trabalhadoras da cultura de Vilhena, promovendo uma reflexão sobre os desafios e conquistas do setor. O debate foi mediado pelo sociólogo Márcio Guilhermon, que enfatizou a importância de iniciativas que reconhecem e fortalecem a presença feminina no cenário cultural amazônico.
Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), o projeto também reafirma seu compromisso com a acessibilidade, contando com interpretação em Libras durante a programação. A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 14 de março de 2025, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e valorizar as histórias de mulheres que moldam a cultura local.
“Estou muito feliz com a realização desta exposição e grata a todos que compareceram para prestigiar e valorizar o trabalho das mulheres da cultura de Vilhena. Esse reconhecimento fortalece nossa identidade e incentiva a continuidade de projetos como este. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022)", disse Andressa Machado.
Para acessar o catálogo da exposição fotográfica basta clicar no seguinte link:
https://heyzine.com/flip-book/
Desde sua abertura, a exposição "Faces da Amazônia: Mulheres de
Vilhena" já recebeu a visita de diversos estudantes de escolas públicas do
município, proporcionando uma experiência enriquecedora sobre identidade
cultural e o papel das mulheres na arte. As instituições interessadas em
agendar visitas guiadas podem entrar em contato diretamente com a Fundação
Cultural de Vilhena (FCV) ou pelo telefone (69) 98119-1055.
Galeria de Imagens
Vem aí a 1ª Bienal da AGL - Academia Guajamirense de Letras
A cidade de Guajará-Mirim, conhecida como a Pérola do Mamoré, será palco de um dos maiores encontros literários já realizados na região. A Academia
Segunda edição da Feira Cultural Encantos da Amazônia está aberta à visitação em Vilhena
O público de Vilhena já pode prestigiar a 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia, que teve sua abertura oficial no dia 27 de agosto e segue aberta a
Dia da Amazônia: um Tour Cultural em Porto Velho pela Preservação do Bioma
Ontem, 05 de setembro foi comemorado em nossa capital, o Dia da Amazônia. Com uma programação especial que uniu cultura, educação ambiental e valori
Juliana Santos emociona público com arte em linhas, fogo e cores na Expopib em Pimenta Bueno
Durante a 40ª Exposição Agropecuária de Pimenta Bueno (Expopib), realizada nesta semana, a artista plástica e artesã Juliana Santos, de 41 anos, foi