Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição artística “Corpo-Árvore” está aberta ao público na Casa da Cultura Ivan Marrocos até dia 9 de setembro


A exposição está sendo realizada pela primeira vez na Casa da Cultura Ivan Marrocos - Gente de Opinião
A exposição está sendo realizada pela primeira vez na Casa da Cultura Ivan Marrocos

Até o próximo dia 9 de setembro, a Casa da Cultura Ivan Marrocos estará com a exposição artística denominada “Corpo-Árvore” aberta ao público. As obras propõem um olhar na aproximação do corpo com as árvores, na intenção de provocar uma reflexão sobre essa relação e diversas sensações, que poderão fluir no espectador ao percorrer sobre o espaço expositivo.

A exposição teve início no dia 9 de agosto, com a parceria da Fundação Cultural do Estado de Rondônia – Funcer, e estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e no sábado, das 9h às 14h, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, localizada no Centro de Porto Velho.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a exposição é mais uma oportunidade de apreciação do público para as artes plásticas e visuais. “Temos trazido vários artistas para expor suas artes, além de eventos na Casa da Cultura Ivan Marrocos. A intenção é fomentar cada vez mais a cultura e as artes em nosso Estado, sendo de grande importância para promover estes atores envolvidos nestes trabalhos”, disse.

Andréa Melo conta sobre a idealização da obra de arte e que pretende incrementar outros temas a sua exposição

A artista visual e de cena, Andréa Melo, responsável pela exposição “Corpo-Árvore”, conta que a série de autorretratos surgiu a partir de experimentações fotográficas de interação com o Meio Ambiente. “A dança propicia movimentos em gestos-capturas, que buscam conectar e se integrar ao espaço, de modo a surgir uma simbiose de um corpo-árvore-memória, atravessado por uma conversa silenciosa e ancestral”, descreveu.

A diretora da Casa da Cultura Ivan Marrocos, Clarice Lopez ressaltou que é uma oportunidade de difundir a cultura para a população, sendo também um intercâmbio entre outros artistas que estão expondo no local. “É mais uma oportunidade para o público contemplar estes artistas, e a Casa da Cultura Ivan Marrocos é uma referência no Estado e temos o compromisso de trazê-los para cá e compartilhar suas obras”, pontuou.

CORPO-ÁRVORE

Andréa Melo ainda descreve que, a série de autorretratos busca diálogo com a natureza, permitindo uma entrega que evoca formas vivas e orgânicas. “As nervuras das raízes, as curvas e texturas dos troncos, as folhas e seus diferentes tons, formatos e tamanhos, o sol que atravessa em feixes de luz, as pequenas formigas que abrem caminhos, nos trazem outra dimensão de tempo, que se move em um tempo próprio de memórias vivas e, juntar-se a elas, é se tornar um ser-árvore, incorporando-a neste espaço de quietude”, enfatizou.

ARTES
Além da exposição “Corpo-Árvore”, também está havendo desde o dia 2 de agosto na galeria da Casa da Cultura Ivan Marrocos, uma exposição do artista holandês Jan-Fritz Obers, de Colorado do Oeste. Pela primeira vez em Porto Velho, o artista está expondo suas obras, que envolvem as artes plásticas com materiais recicláveis, em uma forma singular de harmonia visual, com mais de 20 quadros em exibição. A exposição do artista holandês encerra na próxima terça-feira, 22 de agosto.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)