Sexta-feira, 15 de agosto de 2014 - 14h16
A sétima edição do Amazônia Encena na Rua, que começou nesta terça-feira (12), vem movimentado a cena cultural de Porto Velho com apresentações em praça pública, oficinas e apresentações em escolas. O marco inicial foi do festival foi o tradicional cortejo de abertura, quando reunidos no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, maior ponto turístico de Porto Velho, companhias teatrais de rua se misturaram ao cenário local para saudar a abertura do festival.
Os sorrisos, a música e a dança foram levados pela Av. 7 de Setembro, passando pelo Mercado Cultural , unir e palácio do governo até fechar a Av. Carlos Gomes em direção a praça das Três Caixas d’Águas, onde o evento se realizará até o dia 17.
Espetáculos
No primeiro dia se apresentaram a Cia In Bust, de Teatro de Bonecos (PA), com o espetáculo “Os doze trabalhos de Hércules” levando uma visão do clássico de maneira lúdica, misturando bonecos e atores. A Cia de Teatro As Marias de Graça (RJ), com o espetáculo “Pra frente, Marias”, que trouxe uma partida de e futebol feminino bem irreverente, com dribles desconcertantes e faltas espalhafatosas, tudo acompanhado por uma banda ao vivo, o que garantiu animação até o fim do espetáculo.
No segundo dia de mostra a Cia InBust de Teatro (PA) voltou a se apresentar, dessa vez com o espetáculo “Sirênios”, que conta a história do peixe-boi e o risco de extinção da espécie, um alerta feito com humor e muita criatividade. A Cia Honesta de Teatro (SP) trouxe o espetáculo “As presepadas de Damião – De como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a morte com as graças de Jesus Cristo”, uma mistura de manifestações da cultura popular brasileira como a Folia de Reis e o Cavalo Marinho que conta a saga de Damião e como ele conseguiu, com muita esperteza e bom humor prolongar a sua vida.
Nesta quinta-feira foi a vez do Grupo Independente Compalhaçada (AM) entrar em cena. Uma disputa de amor dos palhaços Debiloide e Meio fino para ganhar o coração da palhacinha Cafuxa. A decisão vai pro ringue e o resultado é muita gargalhada do público. A obra do escritor corumbaense e modernista Lobivar Matos foram trazidas pelo grupo Teatro Imaginário Maracangalha (MS). A apresentação abordou temas como a desigualdade social e o preconceito, levando o público a reflexão.
O Amazônia Encena na Rua é uma realização do Sesc Rondônia com apoio de “O imaginário”. A programação prossegue com oficinas e apresentações até o próximo domingo (17).
Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL
O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar
Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado
O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa
Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia
A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art