Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Emoção e representatividade marcam primeira Mostra de Canto Negro em Rondônia


Emoção e representatividade marcam primeira Mostra de Canto Negro em Rondônia - Gente de Opinião

Com plateia composta, na maioria, por pessoas pretas, a Mostra Um Canto Negro encerra a primeira edição com emoção e valorização da música negra brasileira. Durante três dias de evento gratuito, o público, que esteve presente no Teatro Guaporé ou on-line pelas redes sociais, acompanhou um panorama da música preta no Brasil. 

No palco, os cantores Aldenira Azevedo, Ricardo Martins, Maísa Luz, Diogo Rodrigues, A Black Z e Martha Braga interpretaram canções de Caetano Veloso, Tony Tornado, Chico César, Emicida entre outros nomes da música popular brasileira. O espetáculo uniu também textos históricos e contextualizou as músicas com as épocas em que foram compostas. 

Para o advogado Wilson Guilherme, que acompanhou o último dia de programações, a Mostra Um Canto Negro foi emocionante. “Foi surreal, um espaço artístico e político de luta e visibilidade de cantores negros, fiquei arrepiado do início ao fim, no processo de me identificar com as canções com as performances dos cantores. É preciso lembrar que quando o holofote é branco, pessoas negras infelizmente costumam ficar sob o manto da invisibilidade, e precisamos tirar esse manto, enegrecendo os palcos e os espaços”. 

Emoção também sentida por Maria Alice, funcionária pública, que acompanhou dois dias das apresentações. “A mostra foi emocionante. Um show de representatividade, gritos de luta, um abraço quente em tempos frios, sombrios. Um Canto Negro é mais que necessário. É imperativo que tenhamos esse lugar, essa entrega, essa troca. Que venham mais edições, mais emoções e descobertas”, encerra. 

A Mostra um Canto Negro, aconteceu em Porto Velho nos dias 10, 11 e 12 de junho e contou com tradução simultânea em LIBRAS. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC, 2ª edição Pacaás Novos Prêmio Para Difusão De Festivais, Mostras e Feiras Artístico-Culturais. Eixo II - Mostra Cultural Categoria – N Música. Lei 14.017/2020, Lei Aldir Blanc. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)