Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Emilli Sousa celebra sucesso da primeira edição do Festival Delas


Emilli Sousa celebra sucesso da primeira edição do Festival Delas - Gente de Opinião

Mais de 30 mulheres amazônidas compartilharam suas vivências e expertises no palco do “Festival Delas - O que é que a cabôca tem?”, que promoveu através das artes integradas, importantes debates ao longo dos episódios semanais que foram ao ar nas últimas cinco semanas.

Apresentado pela empreendedora cultural Emilli Sousa, o projeto foi contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC - 2ª Edição Pacaás Novos - Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais pela Lei Federal 14.017/2020 Aldir Blanc.

Foram abordados temas como “A mulher na história da Amazônia"; “Mulher indígena - Identidade, visibilidade e território”; “Negritude da mulher amazônida”; “Mulheres e a identidade amazônica” e a “Mulher amazônida na contemporaneidade” traçando uma espécie de linha do tempo para destacar essas mulheridades

Para Emilli Sousa, a repercussão do festival foi um sucesso devido a importância da temática. “O Festival Delas se tornou um projeto documental a partir do conhecimento e experiências compartilhadas pelas convidadas ao longo dos episódios. Uma ótima oportunidade para aprendermos mais sobre as nossas origens, e principalmente, sobre respeito à diversidade. Sem contar com a contribuição das nossas artistas que nos tocaram através da arte”, explica.

A idealizadora do projeto comenta também que essa temática já é frequente na sua vida, pois já utiliza suas redes sociais para ampliar o discurso feminino, jogar luz às pautas das mulheres e empoderar essa parcela do público para que suas ideias e questões sejam ouvidas e difundidas.

“Eu já fazia isso de forma individual e até modesta. Agora, com o festival, eu pude ampliar e profissionalizar. Consegui reunir um time poderoso de mulheres que me ajudou a nortear os episódios e isso resultou em uma produção que me enche de orgulho, com cenário, luz, som e convidadas que representam bem a grandeza e a importância dessa temática. Eu não poderia estar mais feliz com essa temporada”, afirma.

Com a conclusão da temporada, a jornalista já tem planos para o futuro onde o Festival Delas ganha desdobramentos. “Esse projeto ainda tem muito assunto para debater. Nossas mulheres precisam se sentir ouvidas e inseridas. Espero anunciar as novidades em breve”, conclui Emilli.

 

Onde assistir

Todos os cinco episódios estão disponíveis no canal da empreendedora cultural no Youtube www.youtube.com/emillisousa

1º - Mulher na história da Amazônia: https://youtu.be/NlMZuJci6Kk

2º - Mulher Indígena - Identidade, visibilidade e território: https://youtu.be/U0JSA_i-jyw

3º - Negritude da mulher amazônida: https://youtu.be/n7gmD5cwKCU

4º - Mulheres e a identidade amazônica - https://youtu.be/-aXYtL_TWNk

5º - Mulher amazônida na contemporaneidade - https://youtu.be/U-7tL_muaqw


Veja os vídeos:


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)