Quarta-feira, 24 de outubro de 2012 - 11h39
O premiado filme ‘Paralelo 10’ será exibido na 10ª edição do Festival Latinoamericano de Cinema e Video – Festcineamazônia, realizado de 6 a 10 de novembro, no Teatro Banzeiros. A obra, dirigida por Silvio Da-Rin, fala sobre a situação dos índios isolados no Brasil na fronteira com o Peru.
O longa-metragem, produzido no ano passado, recebeu o prêmio de melhor filme da mostra competitiva do 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA, em julho e o melhor documentário no Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, em outubro.
O documentário narra a história de José Carlos Meirelles, um dos mais destacados sertanistas brasileiros que estava há um ano e meio afastado do Acre, e retorna à região do Paralelo 10º Sul, em companhia do antropólogo Terri de Aquino. O filme viaja com eles durante três semanas, subindo o Rio Envira, enfrentando vários tipos de obstáculo e se aproximando cada vez mais das malocas de índios isolados.
Nessa jornada, Meirelles rememora experiências, expõe contradições de seu ofício e discute com índios Madijá e Ashaninka a melhor forma de se relacionar com os índios “brabos”, sem tentar amansá-los nem exterminá-los.
O diretor de ‘Paralelo 10’, Silvio Da-Rin, faz documentários desde 1979. Dirigiu 14 filmes e vídeos, vários deles premiados em festivais brasileiros e internacionais. Foi por duas vezes presidente da Associação Brasileira de Documentaristas. Entre 2007 e 2010 desempenhou a função de secretário do audiovisual do Ministério da Cultura. Desde maio de 2010, é gerente executivo de Articulação Internacional e Licenciamento da Empresa Brasil de Comunicação - EBC/TV Brasil.
O Festcineamazônia acontece de 6 a 10 de novembro, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. O festival tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv e Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer - SECEL.
Fonte: Ascom
Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL
O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar
Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado
O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa
Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia
A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art