Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Dança contemporânea do Sesc apresenta 'Corponectivos' nesta quinta


Dança contemporânea do Sesc  apresenta 'Corponectivos' nesta  quinta - Gente de Opinião

A simetria do corpo humano e o espaço pessoal do movimento são temas do espetáculo “Corponectivos”, do Núcleo de Dança Contemporânea do Sesc, que será apresentado ao público de Porto Velho nesta quinta-feira, dia 28, às 20h, no Teatro 1. Dirigido e Coreografado por Cristiana Peixoto, bailarina formada pela Universidade Estadual do Amazonas, o grupo formado pelos bailarinos,  Andrea Melo, Natanael Sussuarana, Silmara Sales, Cáio Borges, Leonardo Scantbelruy, Ana Paula Venâncio, Rafael Barros,  Simone Norberto, Bruno Selleri, Rafaele Silva, Vania Souza , Isabel Oliveira, Iris Mendes, Felipe Maia, Mahmoud Baydoun fará sua estreia, desde que o Núcleo foi aberto em Abril de 2013.

“É o resultado do nosso trabalho de experimentação do movimento e sensações e investigação das possibilidades de cada corpo”, explica a coreógrafa. Cristiana conta que nas aulas, além de passos de dança, sempre se trabalhou elementos de consciência corporal, sensibilização artística, improvisação de movimentos. Tudo isso foi aproveitado no espetáculo, cujo tema é o “Homem Vitruviano”, imortalizado por Leonardo da Vinci, em esboço baseado nos estudos do arquiteto romano Marcos Vitrúvio, do século I antes de Cristo.

Além da inspiração nas proporções perfeitas do corpo humano, “Corponectivos”, segue a linha do bailarino e teórico Rudolf Laban, importante nome da dança, muito seguido pelos contemporâneos. “Temos coreografias que demonstram justamente os fundamentos de Laban como tempo, fluência, espaço e peso”, esclarece Cristiana Peixoto.

O próprio cenário, executado pelo cenógrafo Ismael Barreto, é baseado em estudos de Laban. A famosa Kinesfera, uma esfera formada por diversos triângulos, é utilizada também como objeto cênico, interatividade que explica tanto o conceito, quando o título do espetáculo, segundo esclarece a coreografa.

“Corponectivos”, conta ainda com a produção de Aldenice Almeida, também aluna do Núcleo. “Alguns de nossos bailarinos preferiram ficar nos bastidores, sem deixar de participar desse grande momento para o grupo que é a apresentação do trabalho”, comentou.

O espetáculo começou a ser montado em julho, mas os ensaios se tornaram mais intensos a partir de setembro. “Foi quando começamos a pensar juntos não só as coreografias, mas também cenário, figurino e maquiagem”, conta Cris. Lembra que as músicas, por exemplo, foram trazidas por todos. “O próprio nome do espetáculo foi resultado de um brainstorm que fizemos em aula. “ Diversas sugestões resultaram em “Corponectivos”, um espetáculo conceitual, dentro da estética contemporânea, executado e também experimentado pelos alunos bailarinos do Núcleo”, ressalta Cristiana, que destaca ainda o apoio fundamental do Sesc à proposta.
 

Gente de Opinião

Trajetória

Cristiana Peixoto é bacharel em dança pela UEA. Participou da Companhia Estatal “Balé Folclórico do Amazonas”, e do “Corpo de Dança GEDAN (Grupo espaço de dança do Amazonas). Em treze anos de carreira participou de vários espetáculos, entre os quais se destacam “Missa Cabocla”, “Jurupari” e a ópera “Floresta do Amazonas”, de Villa Lobos.
 

Núcleo de Dança Contemporânea

Um desejo antigo do Sesc, o Núcleo veio atender a uma demanda reprimida numa área que tem muitos talentos porém poucas opções. “Sabemos que há muitos bailarinos, sobretudo em grupos folclóricos como bumbás e quadrilhas e mais recentemente igrejas, porém pouca oportunidade de desenvolvimento artístico mais profundo para quem se interessa pela dança”, observa Fabiano Barros, coordenador de cultura do Sesc. Daí a abertura do núcleo, que ofereceu gratuitamente essa oportunidade a dezenas de alunos. “Houve tanta procura que abrimos duas turmas, uma com aulas aos sábados e outra com aulas às segundas e sextas”, contou. O espetáculo “Corponectivos” reúne bailarinos alunos das duas turmas.

Para a já bailarina Andra Melo o Núcleo representa celebração à dança e trabalho coletivo. “Mais uma vez o Sesc assume um papel importante no desenvolvimento cultural de Porto velho. Estamos muito felizes em participar de “Corponetivos”. Esperamos que o público goste do resultado de nosso esforço nos ensaios”, disse.

 

Serviço:

Espetáculo “Corponectivos” do Núcleo de Dança Contemporânea do Sesc

Teatro 1 do Sesc

28 de novembro, às 20h

De graça

Fonte: Simone Norberto /  foto Bel Izzi

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)