Terça-feira, 24 de junho de 2008 - 08h08
Fórum sobre Ensino Médico será divisor de água
na formação dos futuros profissionais médicos
A secretária-geral do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, médica Rita de Cássia, afirmou nesta segunda-feira, 23, que a entidade aguarda com grande expectativa a participação dos acadêmicos dos cursos de medicina da Unir, São Lucas, Fimca e Facimed (Cacoal), nos debates do I Fórum sobre Ensino Médico em Rondônia, que será aberto quarta-feira, 25, às 9h, no auditório do Cremero, em Porto Velho.
Ela ressaltou a importância do evento, que contará também com a participação do médico Renato Passini Jr, um dos conferencistas de renome nacional e um dos mais requisitados do momento para falar sobre residência e qualidade da residência médica. Passini também estará representando em Porto Velho a Associação Médica Brasileira (AMB) e falará sobre Residência Médica e Qualidade da Residência Médica.
Rita de Cássia acredita que o Fórum será uma espécie de divisor de águas no contexto da qualidade do ensino médico, pois em relação aos outros estados, Rondônia praticamente iniciou sua trajetória. O que se quer é que o ensino médico comece a ser ministrado em Rondônia dentro dos princípios éticos em todas as suas etapas.
A iniciativa do Conselho Regional de Medicina em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem por objetivo ampliar essa discussão com as próprias faculdades, que inclusive estão apoiando a divulgação do evento, afixando faixas em seus campus.
Segundo o conselheiro federal do CFM, médico José Hiran Gallo, há que se ressaltar, ainda, os esforços da coordenadora geral do evento e presidente do Cremero, médica Inês Mota, para trazer conferencistas de renome nacional, como a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, que já confirmou participação e é uma das palestrantes.
Hiran Gallo considera o evento como muito importante e disse que os proprietários não devem temer a participação nas discussões. Não queremos crucificar ninguém. Pelo contrário, queremos discutir melhorias para o ensino médico em Rondônia.
Fonte: Carlos Araújo
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art
Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo
No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri
Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes
Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura
Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia
O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem