Quarta-feira, 13 de novembro de 2024 - 17h35
No último domingo (03/11), a comunidade quilombola de
Pimenteiras, em Rondônia, viveu um dia especial dedicado à valorização de sua rica
história e cultura. A instrutora Bruna Fava ministrou uma oficina de Turismo
Cultural, promovendo um momento de reflexão e aprendizado sobre as
potencialidades turísticas da região.
O evento, organizado em parceria com a Associação Rural dos
Remanescentes de Quilombos do Reduto e a comunidade Santa Cruz Corbela, teve
como objetivo principal capacitar os moradores para identificar e explorar os
atrativos turísticos locais, como a rica cultura, as tradições e a beleza
natural da região.
"A oficina foi uma oportunidade única para que a comunidade pudesse reconhecer o seu próprio potencial turístico", afirmou Bruna Fava, instrutora do evento. "Ao valorizar a cultura quilombola, estamos abrindo portas para o desenvolvimento econômico e social da região".
Durante a oficina, os participantes discutiram sobre os conceitos de turismo cultural e etnoculturismo, além de mapear os principais atrativos turísticos da região. A ideia é que, a partir desse conhecimento, a comunidade possa desenvolver projetos e iniciativas que promovam o turismo de forma sustentável, gerando renda e fortalecendo a identidade local.
O Gerente da Unidade Regional de Vilhena, Charif Mohamed, destacou a importância da iniciativa: "O turismo cultural é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de comunidades tradicionais como a de Pimenteiras. Ao valorizar sua história e cultura, a comunidade pode atrair visitantes e gerar renda, além de preservar suas tradições para as futuras gerações".
A oficina marca um novo momento para a comunidade quilombola de Pimenteiras, que passa a enxergar o turismo como uma oportunidade de desenvolvimento. Com a capacitação e o apoio das instituições parceiras, a comunidade está pronta para trilhar um novo caminho, valorizando suas raízes e construindo um futuro mais próspero.
Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia
O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem
Vem aí a 1ª Bienal da AGL - Academia Guajamirense de Letras
A cidade de Guajará-Mirim, conhecida como a Pérola do Mamoré, será palco de um dos maiores encontros literários já realizados na região. A Academia
Segunda edição da Feira Cultural Encantos da Amazônia está aberta à visitação em Vilhena
O público de Vilhena já pode prestigiar a 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia, que teve sua abertura oficial no dia 27 de agosto e segue aberta a
Dia da Amazônia: um Tour Cultural em Porto Velho pela Preservação do Bioma
Ontem, 05 de setembro foi comemorado em nossa capital, o Dia da Amazônia. Com uma programação especial que uniu cultura, educação ambiental e valori