Sexta-feira, 3 de agosto de 2007 - 12h58
Consagrado em quatro mostras de cinema com temática sobre o universo amazônico, o Cineamazônia muda de nome e amplia o evento nesta edição de 2007 em mais um dia. Organizador da mostra, o cineasta Jurandir Costa está em Brasília buscando apoio do governo federal para mais uma empreitada, que se realiza de 13 a 17 de novembro.
Com o apoio da senadora Fátima Cleide e do deputado federal Eduardo Valverde ele esteve em audiência com a ministra Marta Suplicy (Turismo) e no Ministério da Cultura. "A ministra ficou muito entusiasmada com o projeto apresentado e se comprometeu na liberação de R$ 50 mil, com a perspectiva de conseguir mais recursos, mediante emendas de parlamentares", afirma Jurandir.
Denominado agora Festicine Amazônia, seu propósito é, a cada edição, amadurecer o caráter de festival, somando as experiências audiovisuais de cineastas e produtores da região Norte. "Estamos apostando na integração entre os Estados do Norte, os Estados que compõem a Amazônia e na integração latino-americana. Vamos promover mostra itinerante na Bolívia e no Peru". Os filmes serão traduzidos para o espanhol.
A senadora Fátima Cleide afirma que a ministra Marta acenou com a possibilidade de marcar presença no Festcine, que nesta edição apresenta para debate o tema Aquecimento Global.
"É muito oportuno e importante o tema escolhido. Penso que o aquecimento global e suas conseqüências sobre o ambiente mundial são situações da realidade contemporânea que devem ser preocupação permanente da sociedade brasileira. E o Festicine é um cenário bastante favorável a esta discussão devido ao que se propõe desde o primeiro momento, que é discutir o meio ambiente através da arte cinematográfica", afirma a senadora Fátima.
Segundo Jurandir, a organização faz contatos para levar ao evento três ou quatro cientistas para o debate sobre aquecimento global. "Este é um tema que não é moda. É uma preocupação permanente", acrescenta, registrando que os debates serão filmados, produzidos para DVD com a meta de exibi-los nas escolas.
Fonte: Mara Paraguassu
Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia
O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem
Vem aí a 1ª Bienal da AGL - Academia Guajamirense de Letras
A cidade de Guajará-Mirim, conhecida como a Pérola do Mamoré, será palco de um dos maiores encontros literários já realizados na região. A Academia
Segunda edição da Feira Cultural Encantos da Amazônia está aberta à visitação em Vilhena
O público de Vilhena já pode prestigiar a 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia, que teve sua abertura oficial no dia 27 de agosto e segue aberta a
Dia da Amazônia: um Tour Cultural em Porto Velho pela Preservação do Bioma
Ontem, 05 de setembro foi comemorado em nossa capital, o Dia da Amazônia. Com uma programação especial que uniu cultura, educação ambiental e valori