Terça-feira, 1 de setembro de 2015 - 05h23
Após a estreia emocionante e carregada de cultura popular ribeirinha, o espetáculo Saga Beradera, da Beradera Companhia de Teatro, será apresentado no Distrito de Nazaré nos dias 1 e 2 de setembro, na comunidade que inspirou a peça após a cheia histórica do Rio Madeira, onde também serão ministradas oficinas aos moradores.
O diretor Rodrigo Vrech conta que captou nas pesquisas realizadas na comunidade o apreço que a população tem pela terra, pela cultura, pelo rio e principalmente pela história do lugar. “Todos sofreram muito com a enchente, mas a maioria nunca cogitou deixar Nazaré”, afirma.
Esse é o sentimento passado por Arigó (Elizeu Braga), que não troca a comunidade por São Paulo nem quando Neto (Cláudio Zarco) e Urbana (Andressa Silva) querem levá-lo. Os contos e lendas folclóricas que estão no imaginário popular da região ilustram a relação paradoxal do ribeirinho com a cidade grande em Saga Beradera, ressaltando a sensação de pertencimento entre os moradores de Nazaré.
Para Regina Morão o espetáculo superou as expectativas e foi muito gostoso. “O trabalho está lindo”, afirma.
De acordo com Ânderson de Souza Carvalho, cada detalhe fez da peça muito especial, pois os atores e direção são muito talentosos. “Continuem espalhando arte e cultura em Rondônia”, pede.
O espetáculo, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, do Ministério da Cultura, tem todas as suas apresentações e oficinas gratuitas.
Agenda
01/09 – Distrito de Nazaré – 20h - Igreja de Nazaré
02/09 – Distrito de Nazaré – 10h e 16h – Escola Francisco Desmorest
04/09 – Distrito de Cujubim
05/09 – Casa da Cultura Ivan Marrocos – 18h
08-09 – Escola Mariana – 20h
09/09 – Escola Juscelino Kubitschek – 10h30
09/09 – Escola Daniel Nery – 14h30
10/09 – Escola Petrônio Barcellos – 14h30
11/09 – Teatro Guaporé – 20h
14/09 – Unir Campus - 18h
Sinopse
Arigó (Elizeu Braga) vive no Distrito de Nazaré há muito tempo e com a cheia do Rio Madeira fica dois meses sem contato com familiares, sem telefone e abrigado, junto com outros populares, dentro de uma escola. Seu neto (Cláudio Zarco) que vive em São Paulo, mas nasceu na comunidade tenta entrar em contato com o avô e fica sabendo que ele está doente em situação de depressiva, pois diante dos acontecimentos foi levado para o Pronto-socorro João Paulo II, em Porto Velho.
O neto resolve vir para Porto Velho encontrar o avô e leva-lo para morar em São Paulo, acompanhado da esposa Urbana (Andressa Silva), que é o ponto de vista preconceituoso, o olhar estrangeiro sobre o ribeirinho.
Acompanhe as novidades de Saga Beradera
em www.facebook.com/beraderaciadeteatro
Fonte: Folk Produções / Fotos: Luana Lopes
Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL
O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar
Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado
O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa
Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia
A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art