Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Casa em Cena: Juraci Júnior apresenta relação de artistas com a cidade através do rio


Fotos: Rafael Oliveira - Gente de Opinião
Fotos: Rafael Oliveira

O projeto Casa em Cena está de volta e em novo formato. Iniciado no início da pandemia, em meio às incertezas que rondavam aquele momento, as lives no Instagram se propunham a conectar convidados e espectadores de todo o país em conversas sobre teatro, leituras dramatizadas, poesia e discussões sobre as grandes festividades da Região Norte, tão impactadas naquele momento. O projeto cresceu e em março estreia sua terceira edição, sendo a segunda contemplada pela Lei Aldir Blanc.


No ano passado, já com lives transmitidas pelo YouTube, o projeto oportunizou ao público do país inteiro o acesso a três espetáculos criados e produzidos por grupos teatrais de Porto Velho: Lete, de Rodrigo Vrech, com montagem da Cia Beradera de Teatro; As Nove Luas, de Fabiano Barros, com montagem da Cia Fiasco; e Frei Molambo, de Lourdes Ramalho, com montagem do Grupo Raízes do Porto.

Casa em Cena: Juraci Júnior apresenta relação de artistas com a cidade através do rio - Gente de Opinião

Nesta edição, o Casa em Cena lança Um Olhar sobre a Cidade e recebe como convidados o poeta Elizeu Braga e a fotógrafa Marcela Bomfim em conversas que serão transmitidas gratuitamente pelo Youtube (https://www.youtube.com/c/JuraciJunior). “A proposta é apresentar uma Porto Velho plural, de um povo acolhedor, alegre e que tem no sorriso um abraço, um desejo de boas-vindas, unindo fotos do cotidiano e poesias sobre como a cidade atravessa os convidados”, detalha Juraci Júnior, idealizador do projeto e que assina a direção criativa e a apresentação.


O cenário intimista, montado em um palco, traz fotos de Luiz Brito, Marcela Bonfim e Juraci Júnior, ilustram bem o olhar de cada um para diferentes aspectos da cidade. As lives gravadas vão ao ar na segunda quinzena de março.


A estreia do projeto, neste formato, também marca uma nova fase na vida do artista e comunicador que coloca no mundo a Casa do Rio Filmes, sua produtora que desenvolve trabalhos voltados ao audiovisual, cultura e pesquisa, com foco nas histórias do povo amazônico e promove um mergulho em experiências turísticas e pesquisas sobre a cultura popular. “Há alguns anos eu tenho direcionado meus trabalhos para um olhar mais afetuoso à nossa região. Casa do Rio remete à nossa gente, que vive ao longo dos territórios líquidos, que são as águas amazônicas”, comenta Juraci.


Além do Casa em Cena, a Casa do Rio Filmes assina a produção do Seminário e Pesquisa “Flor do Maracujá, o Saber Popular no Coração do Porto-velhense”; o curta de animação “Nazaré, do Verde ao Barro”; o livro digital “Pele de Rio”; e os documentários “Soldados da Borracha” e “O Condutor e a Litorina” para o Sesc Rondônia.


Para este ano, está programada a estreia de uma série sobre mais de 30 pontos turísticos de Porto Velho, produzido para a prefeitura do municipio; o espetáculo “O Menino e o Rio”, em parceria com a Souflé de Bodó Company de Manaus (AM), com direção de Francis Madson; e o festival Águas que Me Tocam”.

“Casa em Cena: o olhar sobre a cidade” é um projeto contemplado pelo EDITAL No 34/2021/SEJUCEL-CODEC. 2ª EDIÇÃO MARY CYANNE - PRÊMIO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL PARA TRANSMISSÕES AO VIVO/GRAVADAS. Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes

Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)