Segunda-feira, 17 de outubro de 2022 - 12h49
A Biblioteca Municipal Francisco
Meirelles proporcionou um dia diferente para crianças com deficiência visual e
sem deficiência, uma tarde de contação de histórias com distribuição de kits de
livros da coleção Dorinha, uma produção da Fundação Dorina.
A Fundação doou 27 kits para a biblioteca, que já realiza o
trabalho de inclusão com pessoas com deficiência visual. As obras contam a
história de uma menina cega, personagem de Maurício de Sousa.
As histórias foram contadas pelas profissionais da biblioteca, com apoio do material em braile e objetos para sensibilização através do tato.
“A gente cria livros em formato acessível e distribui gratuitamente para instituições cadastradas. A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles é cadastrada conosco para recebimento de livros há muitos anos, uma parte do acervo de livros em braile falado e áudios são da Fundação. Estamos doando também uma coleção da Dorinha para empréstimo”, explicou Angelita Garcia, articuladora de rede na Fundação Dorina Nowill para Cegos, que destacou que vários diálogos foram realizados com professores da rede municipal, bibliotecários e profissionais da Unir para promoção da leitura inclusiva acessível em Rondônia.
Essa foi a terceira edição da oficina de contação de histórias. A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles tem disponível cerca de 8 mil obras em braile, incluindo livros físicos, DVDs, impressoras e máquina em braile.
O material está disponível para empréstimo, basta fazer o cadastro com documento pessoal, comprovante de residência e uma foto 3x4. “Essas crianças indicadas para receberem os kits foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação. A distribuição dos kits e a contação de histórias são uma forma de inclusão e leitura para essas crianças”, concluiu o diretor da Francisco Meirelles.
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art
Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo
No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, históri
Música e sustentabilidade se encontram na mostra “Som a Favor do Planeta” em Ariquemes
Ariquemes recebeu nos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro Belas Artes, a mostra cultural “Som a Favor do Planeta”, idealizada pela produtora Laura
Audiência Pública da Cultura marca retomada histórica de debates no Legislativo de Rondônia
O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) realiza na próxima quarta-feira, 10 de setembro de 2025, às 14h, no Plenário da Assem