Quarta-feira, 18 de junho de 2025 - 19h20
Um dos maiores ícones populares da capital rondoniense, a carismática Bailarina da Praça de Porto Velho, será eternizada nas páginas da literatura infantil. A artista, que encanta moradores e turistas com suas apresentações espontâneas e cheias de emoção em praças e pontos turísticos da cidade, ganhou homenagem em um livro infantil, que foi lançado nacionalmente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2025.
O projeto, desenvolvido de forma totalmente voluntária, é uma iniciativa da curadora Izabel Cristina, Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO). A autoria do livro é da escritora rondoniense Helení Velasques da AJEB RO, com ilustrações de Priscila Medeiros, escritora e ilustradora da AJEB Mato Grosso, Membro Honorário da AJEB-RO e a revisão da poetisa Jamile Velasques – associada da AJEB-RO.
A obra, ainda inédita, busca homenagear a Bailarina da Praça e evidenciar a riqueza cultural e a força simbólica que essa figura representa para Porto Velho, para o estado de Rondônia e para o mundo. Conhecida por sua leveza, simpatia e por transformar qualquer espaço urbano em palco, a bailarina se tornou símbolo de resistência artística e de afeto coletivo, amor a arte.
Além do lançamento nacional na Bienal, o livro também terá um lançamento oficial em Porto Velho, com a presença da homenageada e das artistas envolvidas no projeto. Na ocasião marcará a abertura da venda dos exemplares, cujo valor arrecadado com a primeira tiragem será integralmente destinado à Bailarina da Praça.
“Mais do que uma homenagem, este livro é uma forma concreta de valorizar nossa cultura e reconhecer a arte viva que pulsa nas ruas da nossa cidade”, afirmou Izabel.
Cristina. “A Bailarina da Praça é patrimônio afetivo do povo rondoniense, e agora poderá inspirar crianças e jovens de todo o Brasil”, completou Helení Velasques.
A iniciativa reforça a importância da literatura como ferramenta de reconhecimento e valorização cultural, além de mostrar que, mesmo com os desafios sociais, o afeto, a arte e solidariedade continuam sendo os pilares que sustentam a identidade de um povo.
Queremos agradecer ao Hospital de Olhos Veloso, pelo compromisso com a nossa identidade pelo apoio cultural a este projeto pioneiro em nossa capital Portovelhense, sendo referência na Bienal Internacional do Rio de Janeiro, no Estande Espaço Leia Mais, uma obra inédita que será inspiração para o Brasil, mencionou Izabel Cristina.
ABSOLUTO: Alan Rammos grava primeiro videoclipe em Porto Velho e inicia pós-produção
Porto Velho foi palco, neste fim de semana, da gravação de ABSOLUTO, primeiro videoclipe autoral do cantor e compositor Alan Rammos. A obra entra ag
Queimadas em Rondônia são abordadas em música de álbum de renomado produtor do rap nacional
A música “O Rastro da Destruição”, que aborda as queimadas em Rondônia, é uma das faixas do novo álbum do DJ Caique, Substrato 2. O álbum é distrib
No último dia do Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia – FICAR 2ª Edição, realizado na última sexta-feira (29) na Escola Estudo e Trab
A banda Nitro Lançou Caranguejo de Ferro
Carregando o DNA contestador da banda, a música denuncia crimes ambientais graves que ocorrem cotidianamente na região: “Esse novo single aborda um