Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 19/12/08


 
Capoeira

Grupo Canidé apresenta DVD

O Grupo Canidé de Capoeira realizou nos dias 12, 13 e 14 deste mês, o mega evento denominado "Capoeiragem em Rondônia – 2008" Foram três dias, nos quais os capoeiras de Porto Velho participaram de várias atividades com a participação dos Mestres Fanho do Rio de Janeiro; Contramestre Onça de São Paulo; Contramestre Falcão e do professor Riquinho do Acre. O evento contou com a coordenação do mestrando Vermelho apelido do capoeirista Pedro Fontinele de Melo diretor do Canidé formado em educação física e especialista em saúde pública.

O Grupo Canidé, congrega mais de 250 capoeiristas em Porto Velho e tem como contramestre o Walci do Cavaco e o Guille. "Desenvolvemos um trabalho social junto às crianças e os idosos da zona sul, além de crianças portadores de necessidades especiais", disse Vermelho. O grupo é um dos incentivadores da campanha "Adote um capoeira", que consiste na ajuda para compra de uniforme e auxilio transportes aos alunos carentes que freqüentam as aulas na sede do grupo.

Um dos principais objetivos do encontro foi o batizado e a troca de corda, além de palestras e cursos de capacitação na capoeira.

O DVD que foi lançado durante o "Capoeiragem em Rondônia", pode ser adquirido na sede do grupo que fica à rua 18 de Janeiro – COHAB. Os interessados também podem entrar em contato através dos telefones 8114-3291 e 3228-1943.



  

Vamos voltar às histórias das nossas escolas de samba.

*******
Aliás, ontem o Antônio Daniel, que reside lá pra's bandas da Cidade do Lobo me deu a maior bronca.

********
Só porque parei de publicar as ditas histórias.

*******
Acontece meu amigo Antônio Daniel da Cidade do Lobo

******
Que as histórias das nossas escolas de samba ou do nosso carnaval.

*******
São como alternativa para quando a gente não consegue captar um assunto digno de comentário nessa coluna.

*******
Como fomos agraciados com alguns episódios com as características exigidas pela nossa editoria.

*******
Suspendemos temporariamente as histórias das escolas de samba.

*******
Outro que também nos cobrou a continuação das histórias foi o Dr. Aparício Carvalho.

*******
Bom! O certo é vamos retomar as histórias a partir da coluna de hoje.

*******
Isso não quer dizer que elas vão passar a ser prioridade da coluna.

*******
Nada disso, a prioridade aqui é para os fatos inéditos que acontecem no dia-a-dia da nossa cidade.

*******
Já que a história das escolas de samba ou do carnaval em Porto Velho e quem sabe do Samba em Rondônia.

*******
Faz parte do livro que escrevi e só ainda não foi publicado, por falta de patrocínio.

********
Nesse livro constam história como a do Mestre Bateria da Pobres do Caiari que bebeu demais e momentos antes do desfile da escola encontrava-se "capotado", em coma alcoólica mesmo, na varanda da casa do seu Melo na bairro Caiari.

*******
O problema era que ninguém conseguia acordar o cidadão que babava e roncava, enquanto a escola estava armada para desfilar.

*******
Foi a partir desse dia, que muita gente ficou pensando e pensa até hoje, que o compositor Silvio Santos é "pai" de Santo.

*******
Na mesma escola, um outro Mestre Bateria que havia substituído àquele capotado, foi boicotado por alguns batuqueiros e em conseqüência disso, o pau comeu em plena avenida Sete de setembro.

*******
Tem a história do compositor que foi expulso dos ensaios da escola pela carnavalesca presidente porque só chegava bêbado nos ensaios.

*******
Esse mesmo compositor foi proibido de freqüentar os ensaios da Diplomatas do Samba pelo Leônidas.

*******
E a história do Bainha que quando foi para a Caiari só viu sua fantasia pronta na hora do desfile.

*******
Tudo porque o pessoal da Caiari achava que se ele visse a fantasia antes, poderia entregar o ouro para a Diplomatas.

*******
No carnaval de 1970 a Caiari contou uma história sobre a abolição da escravidão no Brasil.

*******
E escravo acorrentado foi o Edimar Pato Preto e o carrasco, o saudoso Zé Carneiro.

*******

Quando os dois chegaram em frente ao palanque das autoridades.

*******
Zé Carneiro não contou conversa.

*******
Baixou o chicote de verdade no lombo do Pato Preto que não pode fazer nada porque estava todo acorrentado.

*******
Ao chegar frente à casa da dona Marize Castiel e se desvencilhar das correntes, Pato Preto botou pra arrebentar o Zé Carneiro que só não foi parar no pronto socorro, porque escapou em desabalada carreira.

********
E a decisão do título do carnaval de 1985 que fez com Chagas Neto e Heitor Costa presidente de Caiari e Diplomatas respectivamente provocassem o maior tumulto em frente ao palanque das autoridades na avenida Farquar.

*******
Foi o maior sururu, mas, quem brigou mesmo, foram os segurança.

*******
Os detalhes dessas histórias estão no livro que está pronto, mas não está publicado por falta de patrocínio.

*******
Para encerrar com a promessa de continuar com as histórias das nossas escolas de samba sempre quando faltar fofoca de valor.

*******
Lembramos que apenas seis escolas de samba, nasceram como escola de samba em Porto Velho

********
Foram elas: Deixa Falar; O Triângulo não Morreu, Diplomatas do Samba; Pobres do Caiari; Império do Samba e Mocidade Independente do KM-1

*******
As demais começaram como blocos.

******
Castanheira, Seca Buteko, Armário Grande. Asfaltão, Unidos da Rádio Farol, Bloco do Sol e Bloco da Lua e Mocidade do Caiari




 Carnaval

Galo da Meia Noite
apresenta sinopse

Os compositores devem entregar suas música no inicio do mês de janeiro

O bloco de trio elétrico Galo da Meia Noite, coloca a disposição dos compositores interessados em participar do desfile do dia 19 de fevereiro de 2009, com marchinhas que serão tocadas pela banda Carijó, a sinopse com o tema "Seu Manelão, eu quero mais um dia, um sábado só é pouco!". 

Os compositores devem trabalhar as letras das marchinhas, de preferência, seguindo as sugestões constantes na sinopse que pode ser procurada na sede do Galo, à rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e Pinheiro Machado ou na Casa da Cultura Ivan Marrocos com o Carlinhos Mocidade. 

Para facilitar a vida dos compositores, publicamos a sinopse enviada pela diretoria do bloco: 

Sinopse - Carnaval é coisa séria, mas também se brinca e a alegria que a Banda do Vai-Quem-Quer proporciona dá muito trabalho. 

Por ser criador da Vai Quem Quer, não tem preconceito, seja de Metralha ou de Mulher. 

Sob a regência da batuta do General, ela já cantou a CPI, embalou o Pacotão, se embriagou com metanol, e também já deu suas crias, galo e pinto, nunca entrou na contramão como dizem alguns que não sabem que a avenida Carlos Gomes era mão, no sentido, centro - rodoviária. 

Ela tem um general, mas vai para as ruas com 100 mil soldados, transformados em foliões verdadeiros. 

Em seus memoráveis carnavais, já houve casamentos e separações, pierrôs e arlequins já perderam suas colombinas, mas, muitos piratas encontraram seus tesouros. 

Noivas, prostitutas, mascarados, enrustidos, donzelas, ex-freiras, pais de santo, enfermeiras, médicos, boleiros, jornalistas, padeiros, todos dizem, Eu Não Vou , Vão Me Levando. 

Realmente, um sábado só é pouco, mas já pensou... dois sábados, dois desfiles, duzentas mil pessoas, nem cantando de galo. 

Nos seus 17 anos de desfile no carnaval, uma justa homenagem será prestada pelo Galo, ao Manelão, "General do maior bloco da Amazônia ocidental", que leva o nome de banda, da saudosa caipirinha no saquinho, jogadas dos carros de apoio. 

É, tá bacana! Você acha que um sábado só é pouco... então, arreda da frente que o galo vai passar! 

Habilitem-se senhores compositores. 




 Sart

Últimos dias de inscrição

O tradicional Salão de Artes Plástica de Rondônia foi reativado pelo Governo Estadual através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) e vai premiar quatro artistas plásticos, além de divulgar e abrir espaço para expor cerca de cinqüenta obras selecionadas pelo edital. E é bom os artistas interessados em participar se apressarem. As inscrições terminam dia 31 de dezembro. 

“Esta é a 12º edição do Salão que nos últimos quatro anos esteve desativado. Queremos resgatar essa importante forma de valorizar os artistas plásticos de nosso Estado e de todo país. Para isso vamos premiar quatro trabalhos com prêmios no valor de R$ 6.000,00 e conceder menção honrosa a outros cinco artistas”, destaca Jucélis Freitas de Souza, Secretário Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (Secel). 

Para participar do Sart, o artista precisa comprovar que reside no Brasil e seu trabalho deve ser de arte contemporânea em pelo menos uma dessas categorias: Desenho, Gravura, Objetos artísticos, Instalações, Fotografia, Vídeo e Arte Digital. 

As inscrições são gratuitas. O artista deve entregar um portifólio na Casa da Cultura ou encaminhar pelos Correios com a ficha de inscrição preenchida. 

Fonte: Sílvio Santos
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)