Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 13/06/08


Zekatraca - Lenha na Fogueira 13/06/08 - Gente de Opinião  
Arraial Flor do Maracujá

Festa de abertura
na Ivan Marrocos


A XXVII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás com coquetel para a imprensa

O governo de Rondônia através da Secel, oferece na noite de hoje, à imprensa, coquetel de abertura da XXVII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás na Casa da Cultura Ivan Marrocos. De acordo com a coordenação da festa, os 32 grupos que estarão se apresentando a partir do próximo dia 20 no curral de dança armado no Arraial Flor do Maracujá, apresentam pelo menos três brincantes vestidos com as indumentárias que serão usadas em suas apresentações para os jurados durante a Mostra deste ano. 

A festa de hoje está marcada para iniciar às 20 horas, no espaço Vila Erse da Ivan Marrocos com a presença do governador Ivo Cassol e demais autoridades estaduais, as redes de TVs que vão cobrir a XXVII Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás também marcam presença assim como a imprensa de um modo geral. “Vamos admirar as cunhãs porangas dos Bois-Bumbás e as Rainhas das Quadrilhas Juninas”, alerta Jucélis Freitas. 

Além das indumentárias dos grupos folclóricos, a Secel em parceria com a Federon apresenta todo material publicitário que será usado na divulgação da festa. “Vai ser uma noite recheada de atrações”, informa o gerente de Cultura da Secel Luiz Gouveia. 

Este ano, a Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá acontece entre os dias, 20 e 29 de junho, no quadrilátero formado pelas Avenidas: Farquar; Calama, Presidente Dutra e José Camacho no bairro das Pedrinhas. “Com a abertura acontecendo hoje contemplamos os três santos juninos, ou seja, Santo Antônio, São João e São Pedro”, finalizou Jucélis Freitas.




Hoje é o dia de Santo Antônio e a prefeitura promove festa em frente à Igreja de Santo Antônio.

******
O evento que conta com a coordenação da Fundação Iaripuna tem com o título.

******
Arte no Patrimônio”, realizado em parceria com a 16ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Rondônia e Acre e o Grupo Cidade Cultura e Inclusão.

*******
O projeto prevê a promoção de eventos culturais junto aos patrimônios históricos da Capital O primeiro, na igreja de Santo Antônio, revive uma tradição de Porto Velho: a realização de arraiais na mais antiga igreja construída em Rondônia, nos idos de 1913, quando ainda não existia o município de Porto Velho, mas já havia o município de Santo Antônio, que pertencia à província do Mato Grosso.

*******
As atividades começam às 17h30, com a celebração de uma missa.

*******
Uma apresentação da Quadrilha Rosa Divina, cujo tema para o Flor do Maracujá deste ano será a Igreja de Santo Antônio; uma breve palestra sobre educação patrimonial com o professor e artista plástico Ariel Argob e show musical com Ernesto Melo e participação especial de Waldison Pinheiro e Pastoras do Asfaltão, também constam da programação.

******
Para facilitar o acesso ao público, a linha Triângulo, que faz ponto final na Vila de Santo Antônio, vai prolongar o trajeto até a igreja e contará, com um carro extra.

*******
Festa por festa! Hoje, a maior de todas, acontece na Casa da Cultura Ivan Marrocos. É a festa de abertura do Flor do Maracujá

******
Coquel, que além de quentão e cerveja, tem como tira gosto mungunzá, milho cozido; bolo de macaxeira; suco de cupuaçu, cajá e buriti; tapioca e muitas outras iguarias próprias das festas juninas.

******
Aí vamos ver em primeira mão, as “roupas” que serão usadas pelos brincantes das Quadrilhas que irão se apresentar no Flor do Maracujá.

******
Melhor mesmo serão as cunhãs porangas naquelas tanguinhas.

******
Depois de tudo isso, vamos à Expovel curtir o show do grupo Revelação.

******
Já, amanhã, tem o batizado do Boi-Bumbá Corre Campo.

******
Então! O ritual do Batizado do super campeão, acontece amanhã no curral montado à Rua Presidente Dutra esquina com a Alexandre Guimarães no bairro do Areal/Baixa da União.

******
Este ano, o padrinho do Corre Campo será o João Bosco que é mais conhecido como Bosco da Federal.

******
A madrinha será a professora Nazaré Silva.

******
A madrinha de honra a senhora Lucilene Peixoto primeira dama do município de Porto Velho

******
O Corre Campo tem como presidente a senhora Maria José Brandão a dona Branca e como Amo o escrevedor dessas maus traçadas linhas, batizado como Silvio Santos.

******
A Sinhazinha (dona do Boi) é a Carol de Castro Alves

******
A Cunhã Poranga a Márcia; Morena Bela a Ana Célia Santos, Iara Claudiane; Rainha do Folclore Maiara e Rainha da Batucada Silvinha.

******
Ainda tem a Porta Estandarte Katia; o Pajé Wendel; o diretor dos índios Índio; o feiticeiro Tiba; o diretor de batucada Adriano e o mestre Thiago.

******
O artesão é o Saulo. O padre é o Doquinha

******
E o levantador de toada e compositor o Silvio José Santos.

******
O Maestro arranjador é o Júnior de Castro Alves.

******
Isso porque os mascarados não podem ter seus nomes divulgados, para não perder a graça.

******
O Chagas Peres ministra curso de tango, bolero e samba de gafieira para iniciante, a partir do 30 de junho no Sated. Informações no Sated ou pelo telefone 9994-3774 ou 3225-9794.


Por favor, uma pausa maestro

Morre Seu Alberto (ex-presidente da ordem dos músicos)

(*) Por: Altair Santos (tatá)

“Seu Alberto da Ordem dos Músicos. Assim era tratado o manauara Alberto Ribeiro que, no início de noite desta terça-feira, aos 88 anos idade, faleceu em nossa cidade silenciando uma exemplar carreira de dedicação em defesa aos interesses da classe musical.”

A mesma confraria musical que daqui subiu (Babá, Nega, Zega, Manga Rosa, Jorge Andrade, Paulo Santos, Rubens Parada e outros mais), recebe agora um novo inscrito: Seu Alberto. Exímio no sax, apuradíssimo no gosto musical, vaidoso no vestir-se, elegante e dedicado no trato e no falar com as pessoas, romântico incorrigível, bem humorado às léguas... lá se vai Seu Alberto, deixando entre seus familiares e amigos, um pacote de saudade em cujo conteúdo, repousam muitas cifras melódicas onde se formam e imperam os refrões de bom cidadão, músico, musical, enfim, um senhor canção. Suas oceânicas paciência e calma, são agora, ecos de cantigas na lembrança dos que ficam e viva voz, aos que o recebem. A classe artística de Porto velho, em especial aqueles músicos que privaram da amizade e companhia do Seu Alberto, presta homenagem àquele que sempre fez a intransigente defesa dos direitos do instrumentista, do compositor, do intérprete, aqui nessas paragens do poente. Fica para Miriam, Leila, Luna, Hilan (seus filhos), Ana Rita (neta xodó) e pra família como um todo, a doce saudade e o suave reverberar de terem tido um marido/amigo/pai/tio/avô que bem soube compor a sinfonia do viver harmônico. Como dele, antes dissemos, um romântico incorrigível, e assim como fazem os tais, resolveu Seu Alberto, na véspera do Dia dos Namorados, abrir em todos nós um portal de saudade. Agora solte a orquestra maestro! Vivas e canções em memória a Seu Alberto.

(*) O autor é músico e vice-presidente da Fundação Iaripuna

Fonte: Sílvio Santos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)