Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o Duelo na Fronteira Virtual e o livro sobre jornalismo e ditadura militar


Lenha na Fogueira com o Duelo na Fronteira Virtual e o livro sobre jornalismo e ditadura militar - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

O Duelo na Fronteira Virtual começa nesta sexta feira (18), com as apresentações dos bois Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim.

**********

A iniciativa é da Conexão Norte em sua página no facebook a partir das 20 horas (Rondônia), e 21 horas (de Brasília). É o Duelo na Fronteira Virtual.

**********

Breve história do Duelo na Fronteira – Nossa coluna Lenha na Fogueira é o único meio de comunicação do estado de Rondônia que cobre o evento desde seu primeiro ano, ou seja, 1995.

 

***********

 

No início, a sigla do festival era “Fefopem” que quer dizer, Festival Folclórico Pérola do Mamoré, nome sugerido pelo seu verdadeiro criador Adécio Mendes à época, presidente da União Municipal de Associações de Bairros – UMAN com o apoio da Unir e da Funcetur.

 

************

 

Só no ano de 1997 foi que começaram pra valer as disputas. Foi então que o Festival passou a ser chamado de Duelo na Fronteira.

 

*********

 

A arena foi montada na quadra da AABB que ficava em frente à sede da UMAN. As alegorias dos dois bois foram confeccionadas pelo seu Adécio na carpintaria existente na UMAM.

 

**********

 

Até o ano 2012, a disputa estava empatada, com cada grupo detentor de 8 títulos. Nos anos de 2013 o festival não aconteceu e em 2014 foi apenas mostra, a disputa voltou a acontecer de verdade em 2015, quando o Flor do Campo numa virada sensacional, venceu o Malhadinho na segunda noite de sua apresentação, ficando com 9 títulos do Duelo na Fronteira enquanto o contrário Malhadinho tem apenas 8 títulos.

***********

Lembrando que a transmissão virtual será pela página do Facebook do Conexão Norte. Cada apresentação tem duração de uma hora e meia.

*********** 

Nesta sexta 18, será exibido o espetáculo de 2011; no sábado o de 2015 e domingo será reprisado mais uma vez o de 2015.

************

Desde 2016, a festa não é realizada devido a questões financeiras.

***********

Então vamos matar a saudade assistindo a transmissão via página no facebook da Conexão Norte. Garanto que você não vai se arrepender.

***********

Por falar em Duelo, parece que alguns candidatos a prefeito de Porto Velho, estão enfrentando um dilema, quanto, quem será seu vice.

**********

Hildon Chaves que espera a resposta do vereador Mauricio Carvalho, Williames Pimentel do MDB também ainda não tem vice; Cristiane Lopes do PP sonha com uma indicação de Léo Moraes do Podemos. Vinicius Miguel do Cidadania ainda não sabe quem será seu vice.

**********

Apenas alguns candidatos que ainda não têm vice. Muitos outros enfrentam o mesmo dilema. Quem será o vice de quem?

**********

Melhor mesmo é curtir do Duelo na |Fronteira Virtual a partir das 20 horas desta sexta feira (18).


Professor da UNIR lança livro sobre jornalismo e ditadura militar

Lenha na Fogueira com o Duelo na Fronteira Virtual e o livro sobre jornalismo e ditadura militar - Gente de Opinião

“Jornalismo e Guerras de Memórias nos 50 Anos do Golpe de 1964” está acessível em duas versões, impressa e digital, e já pode ser baixado gratuitamente no site da Edufro.

O professor Allysson Martins avaliou os especiais multimídias dos principais sites jornalísticos brasileiros para a ocasião dos 50 anos do golpe civil-militar. Em vídeo no canal do YouTube do MíDI, grupo de pesquisa coordenado pelo autor, Martins apresentou os principais resultados do livro e a trajetória da obra.

“O golpe e a ditadura militar afeta até hoje a realidade dos brasileiros. Em 2014, nos 50 anos da deposição do presidente João Goulart, os principais jornais brasileiros dedicaram um espaço especial para falar sobre o mais importante acontecimento histórico recente do Brasil”, explicou o autor sobre seu terceiro livro.

A obra é derivada da sua tese, defendida em 2017 para obtenção do título de doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Segundo Martins, o país enfrenta há alguns anos um crescimento do negacionismo científico e do revisionismo histórico, que contribuem para o falseamento do golpe e da ditadura militar. O período durou oficialmente mais de duas décadas, de 1964 até 1985.

“Enquanto sociedade, nunca estivemos tão divididos em torno de uma determinada temática política e de um fato histórico. Neste momento da história política brasileira, trabalhando com especial ênfase a dimensão (hiper) mediática do fenômeno das guerras de memórias, o livro explora, em particular, o lugar e o papel do jornalismo na constituição da memória social daquele período e suas atualizações no momento presente”, escreve no prefácio o pesquisador Marcos Palacios.

Minicurrículo

Allysson Martins é professor de Jornalismo e coordenador do MíDI – Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral no Laboratoire Communication et Politique du Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). É autor dos livros “Jornalismo e Guerras de Memórias nos 50 Anos do Golpe de 1964” e “Crossmídia e Transmídia no Jornalismo” e coorganizou “Afrodite no Ciberespaço”. Já recebeu prêmios no EXPOCOM e no PIBIC, como estudante e como orientador.

SERVIÇO

Título: Jornalismo e Guerras de Memórias nos 50 Anos do Golpe de 1964

Autor: Allysson Martins

Editora: EDUFRO

Ano: 2020

Acessosite da editora 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)