Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 29/08/09


Primeira Mão - 29/08/09 - Gente de Opinião

NA CALADA DA NOITE, COMO SE PLANEJAM OS
CRIMES, DEPUTADOS DEBOCHAM DO BRASIL


Foi na calada de noite. Numa reunião que não parece ter sido feita entre representantes legítimos do povo brasileiro, mas por um grupo que armava algum golpe, alguma ilegalidade, algum assalto, algum crime. Na madrugada, uma comissão especial de deputados federais aprovou o aumento de quase oito mil vagas nas Câmaras de Vereadores de todo o País. E pior: a bandalheira, se passar pelo plenário, já valeria a partir de agora, ou seja, poderia abrir as portas dos legislativos municipais para milhares de suplentes. É claro que não haverá punição alguma a ninguém, porque a grande maioria dos nossos parlamentares perdeu a vergonha e se escuda na certeza de que o eleitor continuará trocando seu voto por dentaduras, telhas, favorzinhos e não irá punir ninguém com o fim definitivo do mandato na próxima eleição. Mesmo que qualquer pesquisa aponte que 95% dos brasileiros não querem nem ouvir falar em aumentar o número de vereadores, deputados, senadores ou qualquer outra representação paga com o dinheiro público, a Câmara Federal se lixou, de novo, para a opinião nacional. Uma vergonha, um acinte, uma demonstração clara de desrespeito ao eleitor e ao Brasil. Mas nada fora do que o Congresso vem fazendo, nos últimos anos. Tanto que não aprovou nenhuma lei importante para o país, nos últimos tempos. Mas tem perdido horas a fio em debates sobre nomes de ruas e homenagens a esse ou aquele segmento. Nós, brasileiros do bem, só podemos ficar vermelhos. De vergonha e de raiva.

PESQUISA

Do Cone sul do estado, vem pesquisa apontando Luizinho Goebel, do PV, é o preferido para disputar novamente uma vaga na Assembléia. Eliane da Emater e Mauro Bill estão logo depois, bem perto de Ezequiel Neiva. A surpresa é o o surgimento do nome do jovem Júlio Olivar, do PC do B, quase junto com o atual deputado Marcos Donadon. Em 2010, pode vir surpresa na disputa em Vilhena. 

QUE SE FAÇA A LUZ

Enfim, a Ceron resolveu os graves problemas de energia em Machadinho do Oeste, que tinham valido protesto do mais ilustre morador da cidade, o presidente da Assembléia, Neodi Carlos. Essa semana, representantes da Ceron disseram que o problema estará corrigido rapidamente. Machadinho chegou a ficar sem energia 12 vezes num mesmo dia. Agora, ela voltará ao normal. 

ROBUSTO

O encontro de ontem do PP, na Quéops, a maior casa de show da Capital, deu idéia da força política e da liderança do governador Cassol. Grande público presente, muitos discursos, muitas lideranças e a certeza de que, pelo menos em Rondônia, o partido nunca esteve tão robusto. 

E O MALUF?

Criado nos anos 80, na reforma política ainda do governo João Figueiredo, o PP é sucessor da antiga Arena. Tem hoje dois governadores, dois vices, um senador, 30 deputados federais e 500 prefeitos. Tem muita gente boa. Mas não se pode esquecer que o PP é também o partido de ...Paulo Maluf. 

OPERADORA

Mais uma vistoria feito dentro do presídio Urso Branco resultou na apreensão de armas, celulares, documentos, cartas e bilhetes entre presos e sua turma solta, enfim, uma coisa de arrepiar os cabelos. Os presos do Urso tem tantos celulares que poderiam abrir uma operadora. Como tudo isso entra lá? 

JURAS DE AMOR

Está em princípio marcado para este domingo o anúncio oficial da ida de Marina Silva para o PV e o pré-lançamento de sua candidatura à Presidência. O governador Cassol ironizou. Disse que em cinco anos como ministra, Marina não pôs os pés em Rondônia. Acha que como candidata também não precisa vir, porque aqui não terá voto. Os dois se amam... 

A LISTA CRESCE

Carlos Magno, João do Vale Neto, Brito do Incra, Tiziu Jidalias, Augustinho Pastore, Joarez Jardim, Tácito Pereira: esses são apenas alguns nomes que entrarão na disputa por cadeiras na Câmara Federal, representando Rondônia. Dos atuais oito deputados, só Valverde, se sair ao governo, não disputa a reeleição. 

LÚGUBRE

Não adiantaram os cuidados, os avisos, as campanhas. O Brasil já é o campeão em mortes pela gripe suína. Até ontem, mais de 560 casos de óbitos já havia sem registrado. Passamos a Argentina, nesse lúgubre quesito. E isso que na grande maioria dos casos, a doença não é letal. Nossa saúde pública não tem jeito mesmo. 

SÓ PRÁ LEMBRAR

Termina amanhã, domingo, dia 30, o prazo dado pela população da Ponta do Abunã para que o plebiscito de emancipação seja autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Os líderes do movimento avisam que se isso não ocorrer, vai haver novo conflito na área, porque eles fecharão a BR de novo. Contagem regressiva, portanto. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Senado vai enfim tomar o lado do Brasil ou vai deixar nosso país totalmente à deriva?

O Senado vai enfim tomar o lado do Brasil ou vai deixar nosso país totalmente à deriva?

          Qual a legitimidade do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e vários outros réus, num caso em que o principal magistrado é acusado d

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

  “私が持っているのは なに”! Decore estas letras no idioma mandarim. Quem sabe em breve elas não farão parte do seu vocabulário? Segundo o Google, a tradução p

O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a Federação União Brasil e PP

O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a Federação União Brasil e PP

          A decisão já estava tomada há vários dias. Só não foi anunciada antes por estratégia, porque alguns detalhes precisavam ser definidos. Mas

Surge um nome novo para o Palácio Rio Madeira? O coronel Braguin anda pensando no assunto

Surge um nome novo para o Palácio Rio Madeira? O coronel Braguin anda pensando no assunto

          Há sim novidade no ar, em relação à futura disputa pela cadeira de Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira/CPA. Segundo o jornalista Robson d

Gente de Opinião Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)