Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 27/03/10



Primeira Mão - 27/03/10 - Gente de Opinião
NEODI, A CARTA NA MANGA DE CASSOL
PARA FORMAR A DOBRADINHA AO SENADO


A coisa está esquentando. Os governistas (leia-se turma do Cassol), guardaram o mais que puderam um nome na manga, para formar a dobradinha que, ao lado do governador que deixa o cargo na próxima terça, poderá disputar também uma das duas vagas ao Senado. Trata-se de ninguém menos que o presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Neodi Carlos, hoje um dos mais respeitados políticos do Estado. É com ele que Cassol quer subir nos palanques para pedir os votos do rondonienses. O plano é abocanhar as duas vagas senatoriais, deixando fora delas os dois atuais senadores, Fátima Cleide do PT e Valdir Raupp, do PMDB. Trata-se de um projeto ousado, com uma dobradinha fortíssima (Cassol e Neodi), que certamente levará grande preocupação aos demais concorrentes. É claro que, em termos de eleição, nada pode ser comemorado antes. Mas que a dupla que está sendo formada é realmente forte, não há dúvidas.

Não há ainda a confirmação oficial de que o Presidente da Assembléia vai encarar a corrida pelo Senado. Mas Cassol o tem instado todos os dias, com argumentos fortes e com o otimismo que lhe é característico. Valdir Raupp e Fátima Cleide estão, nas pesquisas apenas para consumo interno, atualmente, disputando muito perto um do outro. Com a entrada de Neodi no cenário, tudo pode mudar. A carta na manga que Cassol guardou até agora pode mudar o cenário numa eleição que será disputada voto a voto.

PARA O PALANQUE

Vários secretários e assessores o atual governo estão caindo fora, na semana que vem, para poderem enfrentar as urnas em outubro. Augustinho Pastore, do Idaron, vem com tudo na disputa por uma vaga à Câmara Federal. Sorrival de Lima, da Emater; Joarez Jardim, do Detran; Carlos Magno, da Agricultura e Odacir Soares, da Casa Civil, também estão caindo fora. Já saiu o ex-titular da Sedam, Britto do Incra, que também concorrerá. João Cahulla assumirá com uma equipe praticamente nova.



NA PREFEITURA

Pelos lados da Prefeitura, as mudanças também começam. A principal mudança será na área da Educação, onde Epifânia Barbosa volta à Câmara Municipal para poder disputar uma vaga na Assembléia. Mário Sérgio deixa a Emdur e segue no mesmo caminho. Já o secretário de Planejamento,Israel Xavier, concorrerá à Câmara Federal.



CIRCO

Talvez termine nesse sábado o julgamento do casal Nardoni. O circo formado pela mídia e a forma como a população, no geral ignorante, foi levada por ela, não influirá no resultado final. Antes de começar, já se sabia como seria o final. Mas que o caso foi explorado de forma abusiva,foi mesmo. Sem culpa nenhuma da Justiça, que agiu exemplarmente. Mas a mídia...



VERGONHA

Fechado o caso Nardoni e a morte da menina Isabela, espera-se que outros crimes brutais também tenham desfecho justo. Como o do caso do jornalista Pimenta Neves, que covardemente assassinou sua namorada, Sandra Gomide, com dois tiros pelas costas. Mesmo condenado duas vezes, o assassino continua livre , leve e solto. Uma vergonha para a Justiça brasileira e um exemplo horroroso de impunidade.



BOLA CHEIA

Pelas bandas de Cacoal, ouve-se nas ruas – e até haveria pesquisas não oficiais confirmando – que a ex-vereador Glaucione Nery, esposa do ex-deputado estadual Danie Neri, estaria em grande ascensão e com chances reais de chegar à Assembléia. Há que diga que a bola de Glaucione está mais cheia até que a da ex-prefeita Sueli Aragão, que também quer voltar à ALE.



FARÁ FALTA

No oceano de maus políticos que o Brasil conheceu nos últimos anos, poucos se salvaram. Um deles, infelizmente, está anunciando sua aposentadoria. Primeiro, porque não suporta mais ver a forma como a classe política piorou como um todo. Depois, por causa da idade. Pedro Simon, um dos últimos líderes políticos para quem se tem que tirar o chapéu, está indo para casa, aos 81 anos.



CASO RARO

Duas vezes governador do Rio Grande do Sul, senador de carreira ilibada, Simon é um dos poucos a quem o projeto “ficha limpa” que o Congresso se esforça em não votar, jamais atingiria. Ele deixará a vida pública com uma história de lutas, dedicação ao povo e sem o rabo preso. Fera raríssima na selva da política nacional.



CENSURA PRÉVIA

A Folha de São Paulo continua sob censura. Determinada pela Justiça, embora a Constituição brasileira determine liberdade total de opinião e informação. Mas o jornal não pode citar o nome do filho do senador José Sarney, Fernando, porque um juiz decidiu assim. Nem pode contar que o Fernando tem 13 milhões de dólares em bancos do exterior.



ASSUSTOU

Aliás, a censura disfarçada está avançando. Ela chega sob vários nomes. E o que deixou um pulga atrás da orelha da imprensa, essa semana, foi uma frase infeliz do presidente Lula, que sempre teve ojeriza à censura. Lula andou dizendo que não está nem aí para as reclamações dos jornalistas sobre esse tema. Assustou.

Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)