Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 26/05/09



Primeira Mão - 26/05/09 - Gente de Opinião

QUANDO A JUSTIÇA DÁ AVAL PARA
A MALANDRAGEM E O “JEITINHO”


Quando até a Justiça toma claramente decisões incentivando a malandragem, o “jeitinho” e a falta de vergonha na cara, começa-se a perder um pouco mais a esperança. Dá-se aval jurídico para quem quer sempre levar vantagem, deixando com caras de bobos aqueles brasileiros que cumprem a lei e vivem sua vida dentro dela. Um triste exemplo, neste contexto, foi dado recentemente. Para os desembargadores da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, instalar um mecanismo para esconder a placa do carro e assim fugir de multas e fiscalizações não configura crime. Por unanimidade – coisa impressionante que não tenha havido uma só voz de bom senso e protesto contra essa vergonha - os juízes determinaram o trancamento de uma ação penal contra um homem preso em flagrante no início de 2008 com o chamado "kit placa". O tal kit, usado para ludibriar a lei, impede que a fiscalização multe o dono do carro que usa essa malandragem para se safar no trânsito, porque não pode ser identificado. Anderson Alves Simões é suplente de vereador em Mauá, interior de São Paulo e sargento aposentado da Polícia Militar. Está autorizado, pelo Judiciário, a fazer falcatruas no trânsito, ser malandro e tirar vantagem em tudo. Não é de chorar?

PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Mulheres de PMs e bombeiros – algumas lideranças devidamente orientadas pelo pessoal da CUT, que só não critica o governo Lula – divulgaram nota exigindo que o Governo do Estado cumpra promessas que elas dizem terem sido feitas. O governador Cassol já disse que cumpriu o que foi acertado. A associação das mulheres continua querendo briga. Vamos esperar os próximos capítulos.

BOA NOVA

A Prefeitura da Capital anuncia 900 milhões em investimentos, via governo federal, para obras das laterais da BR 364, viadutos e passagens embaixo da rodovia, além de melhorias substanciais no trânsito a partir da avenida Jorge Teixeira, hoje um trecho da BR 319. Essa é a boa notícia.

LADO RUIM

O lado ruim é que ainda não há um plano definido para tirar as ruas – a maioria delas estreitas e sem condições – de caminhões que, além da 319, utilizam outras vias da cidade para chegar e sair do porto graneleiro. Há caminhoneiros que se adonam de ruas e praticamente impedem o tráfego, quando estão nelas com seus supercaminhões.

SÓ A “JANELA”

De todas as propostas – algumas mirabolantes – que se anuncia numa eventual reforma política, na verdade só um assunto será definido pelos deputados e senadores. O que abre uma “janela” para troca-troca generalizado de partidos, acomodando assim todos que querem trocar de casaca sem que corram o risco de perder o mandato.

PRIMEIRO EU...

Ou seja, a única preocupação é a do tradicional “cada um por si”. Imagine-se pensar, com uma turma dessas, em votar nas tais “listas fechadas”. Seria cômico, não fosse tão trágica a ação da grande maioria dos parlamentares brasileiros.

NA MESA

Cresce nos meios políticos a informação de que o senador Expedito Júnior será mesmo candidato ao Palácio Presidente Vargas. Nem ele confirma mas, com o apoio do PSDB, e de várias outras siglas, Expedito pode colocar sua candidatura na mesa na hora em que for definido o nome que terá o apoio do governador Cassol.

PESQUISAS

Já João Cahulla continua sendo, pelo menos oficialmente, a bola da vez. Sua perspectiva de ser o candidato oficial, contudo, ainda dependerá de pesquisas junto ao eleitorado que serão feitas em todo o Estado. As primeiras pesquisas já começam a ser feitas.

MÁGOA

O prefeito de Ariquemes e virtual candidato ao governo pelo PMDB, Confúcio Moura, nega que haja qualquer dissidência ou até mágoa por parte da ex-prefeita Sueli ASragão, preterida na corrida pelo governo. Mas quem conhece de perto os bastidores peemedebistas têm certeza de que Sueli está sim magoada pela forma como a preferência por Confúcio foi decidida.

ESPERANDO AS ONGS

As obras da hidrelétrica de Jirau continuam paralisadas. O governo federal não aceita diálogo com o Estado para a troca de áreas, mantendo as famílias em parte da Flona Bom Futuro e recebendo em contrapartida outras áreas, inclusive parte que será alagada pela usina. O impasse continua e, como quem manda nessas questões são as ONGs, não se sabe até quando Jirau não vai andar.

A DA SEMANA

Começa mais uma semana na Assembléia. Espera-se, novamente, fofocas, acusações sem base, ataques a honra de parlamentares. Afinal, os adversários da nova forma de se agir na ALE não querem que a responsabilidade e o respeito continuem. Querem guerra. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)