Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 26/02/09


Primeira Mão - 26/02/09 - Gente de Opinião 
UMA VIDA DE LUXO E MUITO LONGE
DE SER ALCANÇADO PELA JUSTIÇA 

Sem punição, sem pagar justa indenização às suas vítimas, sem qualquer grave prejuízo a ele ou sua família: assim terminou a vida do empresário e ex-deputado Sérgio Naya. Aquele mesmo que mandou construir um prédio que deveria ser de luxo mas não passava de um lixo. Aquele mesmo que ergueu o Palace II no Rio, o prédio que caiu, matou oito pessoas e deixou dezenas de famílias sem nada. Aquele mesmo que era sempre suspeito de viver de malandragens, negociatas e que nunca, jamais, durante toda a sua vida, recebeu da Justiça brasileira o peso do castigo que mereceria. Porque se fala no caso Naya, que morreu antes do carnaval, num hotel de luxo da Bahia? Porque ele era o estereótipo, o exemplo clássico, a materialização de que, nesse País, a impunidade campeia. E pior, com o aval do Congresso, que lava as mãos e impede que autoridades e muitos dos seus membros paguem por seus erros (para não dizer coisa pior) e do Judiciário, cada vez mais distante do povo e de suas necessidades. Sérgio Naya morreu depois de uma vida de luxo. Suas vítimas continuam vivas, sofrendo há mais de uma década e com a desesperança estampada em seus rostos. Na vida real, no Brasil, parece que o vilão sempre ganha no final.

 

SÓ UM CULPADO

Não adiantam as campanhas, não adiantam os avisos nem o  testemunho da carnificina. O trânsito brasileiro parece que não tem jeito mesmo, porque seu maior problema é o motorista. É ele o (ir)responsável pelas tragédias que ocorrem em todos os feriadões, Brasil afora.

 

CADA VEZ PIOR

Só como exemplo: em Santa Catarina, onde as rodovias são perigosas e cheias de curvas, pelo menos 25 pessoas morreram em três dias. Ainda falta contabilizar as mortes da terça-feira. Em 99% dos casos, a culpa dos acidentes foi imprudência do condutor. 

 

MOTIVO

O comando do PDT rondoniense estaria furioso com o senador Valdir Raupp porque seu partido não estaria apoiando o sonho do empresário Acir Gurgacz de ser senador na marra. Esse seria o motivo de um violento ataque do jornal da família Gurgacz contra Raupp.

 

SURPRESO

O presidente regional do PMDB nega que seu partido esteja se envolvendo na questão jurídica do caso. E também se disse surpreso com o ataque duro que sofreu de um veículo de comunicação ligado ao comando do PDT. E que ele, Raupp, considerou muito injusto.

 

VALE TUDO

Comemorem os defensores dos direitos dos bandidos e principalmente dos menores assassinos. Em Porto Velho, um jovem de 16 anos, que matara uma pessoa friamente há pouco mais de quatro meses, voltou às ruas sem qualquer punição.

 

FRIO E CRUEL

No carnaval, o menor liderou assalto para roubar uma camioneta e, também de forma fria e cruel, matou de novo. Vai continuar solto e, com o aval da lei, continuará matando. Sem problema alguma para ele. Já suas vítimas...

 

TIROTEIO

Mal foi indicado para comandar o programa federal de regularização fundiária na Amazônia, o gaúcho Carlos Guedes já é alvo de tiroteio verborrágico dos que querem tudo, menos que a região viva em paz.

 

VIDENTE

Um dos que abriu o bico para protestar foi o representante de Rondônia na autarquia que trata das obras das hidrelétricas do rio Madeira, o acreano Sibá Machado. Ele “acha” que Guedes pode facilitar formas ilegais de regularizar as áreas. Além de gênio, Siba também é vidente, pois acha que pode prever o futuro.

 

SÓ DISCURSO

A verdade é que a paz e o desenvolvimento sustentável só fazem parte do discurso de muita gente – e todos sabemos quem ela é – porque o que interessa mesmo para esse pessoal é o conflito. Sem isso, não terão espaço para suas defesas demagógicas da região. E nem de onde tirar votos.

 

VAI PIORAR

O MST atacou de novo. Dessa vez não só invadiu 20 fazendas em São Paulo como assassinou quatro pessoas que faziam a segurança de uma destas fazendas. O Brasil está ficando do jeito que aquele pessoal da guerrilha sonha. E vai ficar pior ainda, porque a lei só vale para alguns.

 

AGORA VAI!

Enfim, parece que o ano de 2009 vai começar mesmo, para melhor ou para pior. Agora que os mais de dois meses de festança e comemorações  terminaram – incluindo o carnaval sem fim de Salvador – o Brasil cai na realidade. Oremos, pois!

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a Federação União Brasil e PP

O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a Federação União Brasil e PP

          A decisão já estava tomada há vários dias. Só não foi anunciada antes por estratégia, porque alguns detalhes precisavam ser definidos. Mas

Surge um nome novo para o Palácio Rio Madeira? O coronel Braguin anda pensando no assunto

Surge um nome novo para o Palácio Rio Madeira? O coronel Braguin anda pensando no assunto

          Há sim novidade no ar, em relação à futura disputa pela cadeira de Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira/CPA. Segundo o jornalista Robson d

Racismo e burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Racismo e burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Imagine-se se as declarações fossem do Jair Bolsonaro ou qualquer um dos seus aliados.  Ou do ex-presidente Michel Temer. Ou qualquer um que não sej

 “Eu perdoo”, diz o governador Marcos Rocha sobre tudo o que aconteceu entre ele e Sérgio Gonçalves

“Eu perdoo”, diz o governador Marcos Rocha sobre tudo o que aconteceu entre ele e Sérgio Gonçalves

“Eu perdoei!”. A frase é do governador Marcos Rocha, numa conversa que ele teve esta semana com o jornalista, apresentador e empresário Everton Leon

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)