Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/11/09



Primeira Mão - 24/11/09 - Gente de Opinião
UMA ESTRANHA MUDANÇA DE
OPINIÃO. E NA HORA ERRADA


Durante vários meses, a grande maioria dos deputados estaduais rondonienses apoiou, senão de forma acintosa até por ter se calado, a construção da nova sede do parlamento. O presidente Neodi Carlos, praticamente desde que assumiu o comando da ALE, deixou clara sua intenção de fazer a obra. Não houve contestação. Foi negociada uma área com a Aeronáutica e inclusive chegou a correr risco de que neste ano, a festa do Flor do Maracujá já não fosse realizada em seu local tradicional porque poderia começar a ser erguido o novo prédio. Jamais se ouviu, durante todo esse período – do anúncio de Neodi em fazer a obra, da compra da área e até a assinatura do termo de autorização para que ela começasse – qualquer protesto, formal, oficial, não oficial, pela imprensa ou seja lá o que fosse de parte de qualquer parlamentar. De uma hora para outra, não se sabe ainda por que razões, vários deputados começaram a dizer que são contra a construção do novo prédio. Com exceção do neodeputado da atual legislatura, Silvernani Santos, que já chegou dizendo ser contrário, todos os demais se calaram durante todo esse tempo. Talvez pela proximidade do ano eleitoral, alguns parlamentares mudaram de uma hora para outra de posição. Mas esperaram a hora errada: depois que tudo foi acertado para que ela se torne realidade. 

DEU VALVERDE

Como se esperava, a chapa liderada pelo deputado federal Eduardo Valverde venceu as eleições internas do PT. Valverde sai fortalecido e como nome mais quente do partido para ser o nome que disputará o Palácio Presidente Vargas, em 2010. Ele conseguiu, colocar em sua chapa, os dois adversários internos: Roberto Sobrinho e Fátima Cleide. 

DIA DECISIVO?

No outro lado, esta terça – se tudo não mudar de novo – haverá finalmente o julgamento do caso do governador Ivo Cassol, denunciado junto com o agora ex-senador Expedito Júnior. Cassol não comenta oficialmente mas ele e seus parceiros estão otimistas, caso realmente a justiça seja feita. 

DINHEIRO NA PRAÇA

Faltando ainda um mês para o Natal, o comércio porto-velhense anda animado. Ainda mais depois que o governo do Estado confirmou o pagamento do salário de dezembro e mais o 13º para perto do dia 20 de dezembro. Os servidores municipais também devem receber da mesma forma. Bom para os lojistas. 

A DILMA VEM AÍ

Tão logo passem as festas de fim de ano, a movimentação política vai se acelerar. Há indícios inclusive de que a ministra Dilma Roussef, candidata do Planalto à sucessão de Lula, poderia vir a Porto Velho para intermediar um acordo entre o PT e o PMDB. Por enquanto, não se sabe se tem um fundo de verdade nessa história ou é só conversa. A boataria corre solta no meio da política e não se tem ainda certeza do que é verdade e o que não é.

NEM UM PASSO

Haverá mais algumas tentativas para que as oposições ao governo estadual – envolvendo PT, PMDB e PDT, entre outros – se unam para tentar ganhar a eleição do ano que vem. Até agora, contudo, não houve um só passo nessa direção, porque cada um dos partidos tem seu próprio projeto. 

OUTROS PLANOS

A participação do PDT num eventual Frentão, depende principalmente do seu presidente regional, o agora senador Acir Gurgacz. Ele teria que abrir mão de sua pretensão de ser candidato ao Governo, mas ao que consta isso não passa pela sua cabeça. Acir quer deixar o Senado em abril para que seu pai, o empresário Assis Gurgacz, seu suplente, assuma até o final do ano. 

DOIS NOMES

No lado governista, com dois pré-candidatos – João Cahulla e Expedito Júnior – a definição deve sair lá por março. Muitas pesquisas serão feitas até que haja uma definição oficial. O governador Ivo Cassol, contudo, tem repetido que seu nome é Cahulla. 

OTIMISMO DEMAIS?

O presidente regional do PR, prefeito Larte Gomes, anda otimista. Fala em eleger três deputados estaduais e um federal. Quem sabe? O PR tem em Rondônia sete prefeitos e 30 vereadores. Quer ir bem mais longe, mesmo tendo perdido seu presidente regional, Expedito Júnior, que foi para o PSDB. 

MAIS PACIÊNCIA

Motoristas que entram e saem da BR 364, principalmente nos locais de acesso à cidade pela BR 319 (Jorge Teixeira) ou avenida Jatuarana, precisam ter cuidados redobrados. As obras dos viadutos e passagens vão durar ainda longo tempo. Portanto, quem tem pressa vai ter um longo sofrimento. Calma ajuda. E evita acidentes. 

Fonte: Sergio Pires - [email protected]  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

Seis milhões de seres humanos assassinados, trucidados, tratados como gado, mortos de fome, jogados em câmeras de gás, seus corpos queimados em forn

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Há uma dúzia de nomes prontos para a disputa da Prefeitura de Porto Velho. Todos muito respeitáveis, todos com predicados suficientes para se aprese

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

“É pura covardia”! A frase da advogada e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, Tânia Sena sintetiza o protesto dos representantes d

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A consta

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)