Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 22/09/09



EXPEDITO ENTRA NO PSDB E JÁ SERÁ LANÇADO
COMO PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO, NA SEXTA


Já tem mais um candidato certo para as eleições ao Governo em 2010. Nesta sexta, dia 25, o senador Expedito Júnior , será oficialmente apresentado como o pré-nome do PSDB para entrar na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Expedito assina ficha com os tucanos numa grande festa na Casa de Show Quéops, que, pretendem seus partidários, ter lotação completa. E é preciso muita gente para encher a maior casa de shows da Capital. Expedito tem muitos desafios pela frente. Começa por ter que unir os grupos dentro do PSDB regional e local, que estão muito divididos há anos. Depois, terá que continuar enfrentando a questão da briga pelo atual mandato dentro do Senado. Ainda precisará convencer o maior cabo eleitoral do Estado, o governador Ivo Cassol, a trocar de candidato para 2010. Talvez seja essa a tarefa mais complicada, na medida em que Cassol já lançou a pré-candidatura de João Cahulla e continua dizendo que é ele, Cahulla, seu candidato. Expedito, contudo, sempre muito próximo a Cassol, certamente terá que usar toda a sua experiência e jogo de cintura para entrar na parada para ganhar e superar todas as dificuldades. É nome quentíssimo para a próxima eleição.

MAIS UM

Outro nome que percorre os caminhos em direção à disputa ao Governo é Eduardo Valverde. Ele e José Gadelha disputam o comando do PT regional mas Valverde deve ganhar até com alguma facilidade. Sairá muito fortalecido para ser o nome petista na disputa. 

SÃO DOIS

Enquanto isso, o PMDB também corre trecho. Com dois nomes de ponta para escolher seu candidato, o partido ainda não se decidiu oficialmente entre Confúcio Moura, prefeito de Ariquemes e a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão. Hoje, se fosse decidido o caso, Confúcio ganharia. 

E A ALIANÇA?

Outro problemão para os peemedebistas se relaciona com a aliança com o PT. O partido quer a aliança mas a maior parte da sua cúpula e a grande maioria dos seus membros exigem a cabeça e chapa, coisa que o PT não topa. O assunto ainda vai render muita discussão e conversas políticas antes de ser decidido, no primeiro semestre do ano que vem. 

GREVE POLÍTICA

Lá vem eles, de novo! Lideranças da CUT estariam preparando mais uma paralisação para prejudicar as obras as hidrelétricas do Madeira. O caso está sendo acompanhado de perto pelas autoridades, que parece que, dessa vez, não permitirão a baderna e nem aceitarão que trabalhadores que queiram continuar no serviço sejam impedido de fazê-los por dirigentes sindicais. 

JUSTIÇA DE OLHO

Desde que tomou a fórceps o comando do sindicato dos trabalhadores na construção, representantes da CUT partiram para o confronto, tentando tirar o máximo proveito político e inclusive trazendo “especialistas” em greve de outras regiões para Rondônia. Dizem que a Justiça do Trabalho está de olho na baderna programada para esta semana. 

EXAGERO

Logicamente que a gripe suína não é brincadeira. Mas será que não houve um pouco de exagero quando algumas autoridades e a imprensa chegaram a anunciá-la quase como a antecipação do Apocalipse? Houve centenas de mortes mas as gripes comuns, se não tratadas corretamente, também matam. De uma hora para outra, o tema, antes tratado como risco mundial, sumiu do mapa. 

GOLAÇO

Com qualidade, mostrando produtos muito bons, com negócios acima do esperado, a Feiron deste ano, no SESI, foi um grande sucesso. Têm razão o presidente da Fiero, Denis Baú e todos os que participaram e promoveram o evento em comemorar. Foi mais um golaço do setor produtivo de Rondônia. 

LEMBRANÇA

Na semana passada, familiares e a amigos do advogado França Guedes se uniram para lembrar o primeiro aniversário da morte dele. França faleceu num grave acidente de trânsito no interior, quando estava na comitiva do vice-governador João Cahulla, que escapou por muita sorte. França é lembrado com carinho por todos que conviveram com ele. 

PRESSÃO

Antes da segunda votação da chamada PEC dos Vereadores, nesta semana, a pressão será para tornar ainda pior a vergonheira. Suplentes de todo o País vão ao Congresso exigir que o aumento nas Câmaras de Vereadores já valha a partir de agora. Ainda bem que o STF não vai topar. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)