Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 22/09/09



EXPEDITO ENTRA NO PSDB E JÁ SERÁ LANÇADO
COMO PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO, NA SEXTA


Já tem mais um candidato certo para as eleições ao Governo em 2010. Nesta sexta, dia 25, o senador Expedito Júnior , será oficialmente apresentado como o pré-nome do PSDB para entrar na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Expedito assina ficha com os tucanos numa grande festa na Casa de Show Quéops, que, pretendem seus partidários, ter lotação completa. E é preciso muita gente para encher a maior casa de shows da Capital. Expedito tem muitos desafios pela frente. Começa por ter que unir os grupos dentro do PSDB regional e local, que estão muito divididos há anos. Depois, terá que continuar enfrentando a questão da briga pelo atual mandato dentro do Senado. Ainda precisará convencer o maior cabo eleitoral do Estado, o governador Ivo Cassol, a trocar de candidato para 2010. Talvez seja essa a tarefa mais complicada, na medida em que Cassol já lançou a pré-candidatura de João Cahulla e continua dizendo que é ele, Cahulla, seu candidato. Expedito, contudo, sempre muito próximo a Cassol, certamente terá que usar toda a sua experiência e jogo de cintura para entrar na parada para ganhar e superar todas as dificuldades. É nome quentíssimo para a próxima eleição.

MAIS UM

Outro nome que percorre os caminhos em direção à disputa ao Governo é Eduardo Valverde. Ele e José Gadelha disputam o comando do PT regional mas Valverde deve ganhar até com alguma facilidade. Sairá muito fortalecido para ser o nome petista na disputa. 

SÃO DOIS

Enquanto isso, o PMDB também corre trecho. Com dois nomes de ponta para escolher seu candidato, o partido ainda não se decidiu oficialmente entre Confúcio Moura, prefeito de Ariquemes e a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão. Hoje, se fosse decidido o caso, Confúcio ganharia. 

E A ALIANÇA?

Outro problemão para os peemedebistas se relaciona com a aliança com o PT. O partido quer a aliança mas a maior parte da sua cúpula e a grande maioria dos seus membros exigem a cabeça e chapa, coisa que o PT não topa. O assunto ainda vai render muita discussão e conversas políticas antes de ser decidido, no primeiro semestre do ano que vem. 

GREVE POLÍTICA

Lá vem eles, de novo! Lideranças da CUT estariam preparando mais uma paralisação para prejudicar as obras as hidrelétricas do Madeira. O caso está sendo acompanhado de perto pelas autoridades, que parece que, dessa vez, não permitirão a baderna e nem aceitarão que trabalhadores que queiram continuar no serviço sejam impedido de fazê-los por dirigentes sindicais. 

JUSTIÇA DE OLHO

Desde que tomou a fórceps o comando do sindicato dos trabalhadores na construção, representantes da CUT partiram para o confronto, tentando tirar o máximo proveito político e inclusive trazendo “especialistas” em greve de outras regiões para Rondônia. Dizem que a Justiça do Trabalho está de olho na baderna programada para esta semana. 

EXAGERO

Logicamente que a gripe suína não é brincadeira. Mas será que não houve um pouco de exagero quando algumas autoridades e a imprensa chegaram a anunciá-la quase como a antecipação do Apocalipse? Houve centenas de mortes mas as gripes comuns, se não tratadas corretamente, também matam. De uma hora para outra, o tema, antes tratado como risco mundial, sumiu do mapa. 

GOLAÇO

Com qualidade, mostrando produtos muito bons, com negócios acima do esperado, a Feiron deste ano, no SESI, foi um grande sucesso. Têm razão o presidente da Fiero, Denis Baú e todos os que participaram e promoveram o evento em comemorar. Foi mais um golaço do setor produtivo de Rondônia. 

LEMBRANÇA

Na semana passada, familiares e a amigos do advogado França Guedes se uniram para lembrar o primeiro aniversário da morte dele. França faleceu num grave acidente de trânsito no interior, quando estava na comitiva do vice-governador João Cahulla, que escapou por muita sorte. França é lembrado com carinho por todos que conviveram com ele. 

PRESSÃO

Antes da segunda votação da chamada PEC dos Vereadores, nesta semana, a pressão será para tornar ainda pior a vergonheira. Suplentes de todo o País vão ao Congresso exigir que o aumento nas Câmaras de Vereadores já valha a partir de agora. Ainda bem que o STF não vai topar. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Opção ideológica e burra: como o grupo dos sete gaúchos que votou contra seu próprio Estado vai sobreviver na nossa política?

Opção ideológica e burra: como o grupo dos sete gaúchos que votou contra seu próprio Estado vai sobreviver na nossa política?

A desgraça dos gaúchos não têm fim! Depois de serem assolados pela mais trágica e devastadora tragédia desde pelo menos meados do século passado, co

Audiências de custódia, criadas para proteger os direitos apenas dos criminosos, soltam até quem é preso em flagrante delito

Audiências de custódia, criadas para proteger os direitos apenas dos criminosos, soltam até quem é preso em flagrante delito

O caso é real, aconteceu há pouco tempo em Candeias do Jamari. Um proprietário de uma fazenda, destas de médio porte, criador de gado, começou a des

No RS, nossos bombeiros salvam vidas, retiram pessoas e animais atingidos pela tragédia e devolvem rondonienses para casa

No RS, nossos bombeiros salvam vidas, retiram pessoas e animais atingidos pela tragédia e devolvem rondonienses para casa

Ah, nossos bombeiros!  Gente arrojada! Homens e mulheres que praticamente atravessaram o país, viajando mais de três mil quilômetros, para uma atuaç

Um triste aniversário: sede da PRF, orçada em 21 milhões de reais, chega a uma década deteriorada e em total abandono

Um triste aniversário: sede da PRF, orçada em 21 milhões de reais, chega a uma década deteriorada e em total abandono

Um aniversário. Um triste aniversário. Dez anos. Uma década. Um retrato de cimento e concreto do desrespeito com o dinheiro público, repetindo cenár

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)