Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/04/09


Primeira Mão - 17/04/09 - Gente de Opinião 
UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR, MAS COM O NOSSO DINHEIRINHO 

Tem coisas que a gente não agüenta mais. Todos os dias aparecem novos escândalos envolvendo parlamentares e o dinheiro público. Se poderia fazer uma enciclopédia com o número de casos registrados só nos últimos três ou quatro anos, porque tanto na Câmara Federal quanto no Senado, a liberalidade para com a gastança do dinheiro do povo – povo pobre, sofrido, mal pago, desempregado, muitas vezes sem perspectiva -  é um abuso insuportável para a sociedade como um todo. Há uma centena de exemplos mas a última, embora pequena, é muito sintomática. O deputado do Rio Grande do Norte, Fábio Faria, presenteou sua então namorada, a apresentadora Adriana Galisteu (foto), a mãe dela e outros amigos com várias passagens aéreas. Agradou a “gata”, ficou bem na foto, mas só agora se ficou sabendo que toda essa bondade e demonstração de amor foram feitas com o seu, o meu, o nosso dinheirinho. Ou seja, o nobre parlamentar usou dinheiro público, devolvido agora, depois que o escândalo saiu nas ruas, para fazer média com sua namorada. Pior do que se ficar sabendo dessa canalhice é ter-se certeza de que nada acontecerá com o parlamentar ou com qualquer outro envolvido na série infindável de vergonheiras que se repetem todos os dias no Congresso. Depois não querem que a gente fique furioso.

 

REPÚDIO

Começou tudo de novo. Cada vez que tentam se legalizar e não conseguem, vários mototaxistas partem para ataques contra ônibus e, ao mesmo tempo, contra a população. Um coletivo já foi incendiado e outro seqüestrado. Com “argumentos” assim, os mototaxistas vão acabar recebendo o repúdio da comunidade.

 

JOGO DO BICHO

É sempre bom repetir. Até que haja mudança na legislação federal, os mototáxis são proibidos em cidades com mais de 25 mil habitantes. São tão ilegais quanto o jogo do bicho e a comercialização de CDs e DVDs piratas. Se a lei não mudar, nenhum mototaxista pode circular em Porto Velho.

 

SÓ BOATO

Uma forte boataria percorreu os corredores da Assembléia, esta semana. Ouvia-se que o governador Ivo Cassol teria enviado projeto para ser votado na ALE cortando gratificações e diminuindo os salários dos ocupantes de cargos comissionados em até 30%. (CLIQUE E VEJA VÍDEO DO OPINIÃOTV)

 

OLHO NA RECEITA

Nada disso. O que Cassol disse, dias atrás, é que se a crise chegar a um patamar insuportável, o governo cortará mais profundo na própria carne, inclusive diminuindo salários de comissionados. A curto prazo, contudo, isso não acontecerá. A menos que a receita continue despencando, o que parece não ser o caso.

 

PRIORIDADE

Uma coisa é certa: Cassol não vai cortar dinheiro de nenhuma das obras previstas. Pelo contrário, essa semana anunciou novo pacote de obras em estradas totalizando mais de 236 milhões de reais. O dinheiro já está no caixa.

 

DISCURSOS

Na Assembléia, deputados governistas fizeram duros discursos contra alguns sindicatos – o Sintero principalmente – que, segundo Tiziu Jidalias e Miguel Sena, entre outros, estariam anunciando greve para confrontar o governo e antecipar as eleições. “Contra o governo do PT eles não abrem a boca”, disse Miguel Sena.

 

MAIS NOMES

Da atual Câmara de Vereadores de Porto Velho, vários nomes já estão sonhando com cadeiras na Assembléia, em 2010. Entre eles o cinco vezes reeleito Zequinha Araújo, que ficou na suplência na última eleição.

 

SONHANDO ALTO

Já estão falando em pré-candidatura também Mariana Carvalho, Marcelo Reis, Jean Oliveira, Cláudio Carvalho, Elis do Sindeprof. E há ainda outros que se lançarão quando a eleição estiver mais perto. Os novos vereadores, principalmente, andam sonhando alto.

 

DESABOU

E as chuvas não param. Estamos chegando perto do fim de abril e a Prefeitura da Capital não consegue dar início ao pacote de obras de recuperação das ruas. Nos últimos dias, para piorar, o céu desabou sobre o Estado e principalmente sobre Porto Velho.

 

VIDA SEM VALOR

Um par de tênis usado. Esse foi o motivo de mais um crime violento em Porto Velho. Um garoto matou outro a tiros, depois de uma discussão banal pela dívida do tênis. As crianças e jovens estão sendo ensinados a não valorizar a vida humana. A lei que só os protege garante imunidade e impunidade. E eles matam por qualquer coisa.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

  “私が持っているのは なに”! Decore estas letras no idioma mandarim. Quem sabe em breve elas não farão parte do seu vocabulário? Segundo o Google, a tradução p

O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a Federação União Brasil e PP

O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a Federação União Brasil e PP

          A decisão já estava tomada há vários dias. Só não foi anunciada antes por estratégia, porque alguns detalhes precisavam ser definidos. Mas

Surge um nome novo para o Palácio Rio Madeira? O coronel Braguin anda pensando no assunto

Surge um nome novo para o Palácio Rio Madeira? O coronel Braguin anda pensando no assunto

          Há sim novidade no ar, em relação à futura disputa pela cadeira de Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira/CPA. Segundo o jornalista Robson d

Racismo e burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Racismo e burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Imagine-se se as declarações fossem do Jair Bolsonaro ou qualquer um dos seus aliados.  Ou do ex-presidente Michel Temer. Ou qualquer um que não sej

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)