Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 17/03/10


Primeira Mão - 17/03/10 - Gente de Opinião
DEPOIS DO DESCRÉDITO, A REALIDADE
QUE DÁ A RONDÔNIA O QUE MERECEMOS


Há cerca de duas décadas se falou pela primeira vez que o rio Madeira poderia ser o futuro do Brasil em termos de geração de energia. Na época, ninguém levou a sério. Hoje, sabe-se que a realidade é outra, até porque duas gigantescas hidrelétricas (como a de Santo Antonio, na foto que ilustra a coluna) estão com suas obras avançadas para, em poucos anos, produzir energia suficiente para abastecer milhões de brasileiros. Há pelo menos uma década se anunciava, como urgente, outra obra gigante e de grande importância: uma ponte ligando os dois lados do Madeirão e integrando à cidade uma área imensa, até agora pouco desenvolvida, exatamente pela dificuldade de se transpor o rio. Até há pouco, só dúvidas sobre a obra. Há cerca de cinco anos, pela primeira vez surgiu a notícia de que Porto Velho receberia de três a cinco viadutos sobre a BR 364. Quem acreditava? Hoje, eles estão se tornando realidade. Também é real a (quase concluída) ligação com o Pacífico, um sonho que tem mais de um quarto de século. Claro que, noutro país, onde o planejamento é respeitado, onde o dinheiro público é tratado como deve, onde os tribunais de contas não precisam mandar parar obras por superfaturamento, tudo isso teria andado muito mais rapidamente.

Mesmo assim, para o ritmo brasileiro, todas as grandiosas obras que já chegaram ou estão chegando a Rondônia mostram que nossa região, antes tratada como apenas um pedaço de floresta, começa a ser respeitada e a receber o que merece. Estava na hora.

OLHA O TREM!

Vale outro aviso, também com grande antecedência: quem não acredita que virá uma Ferrovia do centro-sul, atravessará Rondônia e o Acre e invadirá países vizinhos, pode estar fazendo uma previsão errada. Poucos acreditavam nas usinas, nas pontes, na rodovia do Pacífico. Então, o negócio é botar fé no trem. Ele pode até demorar. Mas em alguns anos pode ser mais uma conquista regional. E olha que o PAC 2 (junto com a eleição), vem ai! 

NOVAS PERDAS

Expirou ontem o prazo dado pelo governador Ivo Cassol para que os professores retornassem às salas de aulas, para não perderem a gratificação de 200 reais incluída em projeto de reajuste salarial (tem mais 4,5% para todas as categorias), que já está na Assembléia. Como, ao que parece, o Sintero quer mesmo o confronto, os mestres do Estado somaram mais uma perda. 

PRAZO FINAL

O problema maior é que, se retirada a gratificação, não haveria mais prazo legal para que ela fosse incluída nova eventual nova negociação. A partir do primeiro dia de abril, por causa das eleições de outubro, o governo está impedido de dar qualquer aumento. Ou seja, o prazo legal para aprovação na ALE é 31 de março. Depois disso... 

MESMO QUADRO

O mundo continua girando em torno de eleição. Pelo menos no Brasil e em Rondônia. Por aqui, o quadro pintado há algum tempo não mudou. Cassol continua bem na sua corrida pelo Senado e mantém-se firme ao lado de João Cahulla. Expedito Júnior é nome que está cada vez mais sólido em várias regiões do Estado. Confúcio cresce e Valverde busca espaço na corrida pelo Governo. 

MAIS CHANCES

Se não houver nenhuma mudança – na política que, como as nuvens, mudam de aspecto a cada momento – os governistas vão mesmo dividir os votos entre Cahulla e Expedito. Crescem então as chances das outras pré-candidaturas já postas, mas só se elas se unirem também. Se for cada um por si, as chances da turma cassolista será sempre maior. 

CAPITAL E INTERIOR

Nessas últimas semanas, enquanto Cassol, Cahulla e Expedito percorriam vários municípios do Estado, o peemedebista Confúcio Moura preferiu concentrar suas atividades de pré-candidato em Porto Velho. Anda à caça de apoios na Capital, para consolidar sua candidatura. 

FOGO AMIGO

Eduardo Valverde, do PT, também trabalha duro. Espera ainda um acordo com o PDT de Gurgacz, enfrenta ainda alguma resistência dentro do próprio partido mas, no geral, tem conseguido importantes apoios em várias regiões do Estado. A maior dificuldade de Valverde, ainda, é fugir do “fogo amigo” do PMDB. 

PARECIA GUERRA

Parecia que haveria uma pequena guerra. Dezenas de policiais, fortemente armados – federais, militares e civis – em uma dezena de viaturas, cercaram o Hospital João Paulo II, sexta-feira à noite. Moradores das proximidades levaram um susto. O que estaria acontecendo? Todo o aparato era apenas para levar um preso de alta periculosidade ao pronto-socorro. 

COMANDO VERMELHO

O bandido, que cumpre pena na Penitenciária de Segurança Máxima em Porto Velho, faria parte do Comando Vermelho. Foi internado às pressas mas não há qualquer informação sobre quem é ele e nem sua doença. Até ontem, ele continuava internado no João Paulo. O aparato para que ele mão seja resgatado por comparsas está mantido.

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)