Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 14/08/09


Primeira Mão - 14/08/09 - Gente de Opinião
AS PEDRAS NO C AMINHO DA MINISTRA
DILMA ROUSSEF TAMBÉM VESTEM SAIA


De uma hora para outra, surgiram algumas pedras no caminho da poderosa ministra Dilma Roussef, em sua caminhada em direção à disputa pela Presidência da República, no ano que vem. A primeira delas é uma “pedrona”. Mesmo com todo o tratamento que fez, especula-se que o câncer que acometeu Dilma estaria longo de ser controlado. Esse sim, se verdadeiro, é um problemão. A outra pedra vem do seu próprio partido, o PT. E também veste saia. Ninguém menos que a acreana Marina Silva, que está com um pé no PV para tornar-se candidata à Presidência. Atrapalharia muito mais a ministra-candidata preferida do Planalto do que qualquer outro nome. Agora, para piorar tudo, aparece outra mulher para infernizar ainda mais a vida da ministra Chefe da Casa Civil. Ninguém menos do que a ex-poderosa da Receita Federal, Lina Vieira, que foi defenestrada do cargo e saiu atirando. Ao dizer publicamente que Dilma Roussef, em conversa reservada – que aliás, a ministra nega ter ocorrido – teria mandado resolver problemas tributários das empresas da família do presidente do Senado, José Sarney, dona Lina arrumou uma grande encrenca para dona Dilma. E ainda há a Heloísa Helena, do PSOL, outra mulher pela estrada. Enfim, não vieram dos machistas brasileiros as pedras no caminho da ministra. Vieram de onde menos se esperava: de outras mulheres. Também poderosas e também cheias de planos. Entre eles, o de atrapalhar a rival, sem dúvida. Conseguirão?

CENA COMUM

O confronto entre policiais, servidores da Prefeitura e mototaxistas, essa semana, será sem dúvida uma cena comum em Porto Velho, pelo menos até que se regulamente a atividade, em nível municipal. Ainda ilegais, porque ainda falta lei – que a Prefeitura não aceita – os mototaxistas vão fazendo as coisas na marra.


FISCALIZAÇÃO

Os taxistas já se queixam de uma queda de 70% no faturamento. As empresas de ônibus certamente estão perdendo dinheiro mas não falam publicamente sobre isso. A verdade é que já há um número exagerado de mototaxis circulando, sem controle algum. Ou regulamenta e fiscaliza ou não autoriza e chama a polícia. Do jeito que está é que não pode ficar.

MAIS PRÁ FRENTE

A barriga foi empurrada para a frente, de novo. Agora já não é mais agosto mas sim setembro em que a PEC da transposição dos servidores do ex-Território Federal deve entrar na pauta da Câmara. O deputado Michel Temer jurou de novo, à bancada federa, que de setembro não passa. Tomara que dessa vez não seja só conversa fiada, de novo.

PERIGO NO AR

A Gripe A, que também é suína ou H1N1 (não importa o nome, ela mata mesmo), chegou em Rondônia e assusta. Já houve uma morte e outras pessoas estariam em estado grave. O risco é grande e quanto mais prevenção melhor. Uma epidemia por aqui, com a falta de estrutura que ainda temos, seria terrível.

QUEBRANDO O PAU

Os produtores rurais e os emancipacionistas da Ponta do Abunã feccharam a BR. A turma do Movimento dos Atingidos por Barragens, o MAB, acampou no acesso às obras da hidrelétrica de Santo Antonio. Os mototaxistas quebraram o pau com a polícia. A coisa está ficando presta nesta terra de Rondon.

NOVO CONCEITO

Aliás, fechar a BR virou rotina. As minorias mandam e desmandam enquanto a maioria, que nada tem a ver com os motivos dos bloqueios, é quem paga o pato. Ué, mas a democracia não é o governo da maioria? Será que até esse conceito da humanidade vai acabar sendo transformado em bagunça nesse Brasil sem dono?

OVO DA SERPENTE

Para que ninguém se esqueça, é bom lembrar um pouquinho de como funcionava a censura em tempos da ditadura militar. Havia censores militares dentro das redações. Começou como censura à imprensa, sempre a primeira vítima dos ditadores mas ela ampliou-se para as artes, a música e tudo o mais.

DE NOVO, NÃO!

Aqueles que andam defendendo o controle do noticiário – geralmente quando se sentem afetados por ele e não por outras preocupações de cunho moral ou qualquer outro mais nobre – sabem que amordaçar a imprensa é o primeiro e decisivo passo para o fim da liberdade. Os falsos democratas, que só aceitam aquilo que os beneficia ou atende sua ideologia, sonham com o fim da liberdade. Mas não conseguirão. Não de novo!

O MAIS IMPORTANTE

Parece que a$ coisa$ e$tão caminhando para um grande acerto, no Senado. Na verdade, a grande confu$ão era ruim para todo$ e muito$ e$tavam correndo o ri$co de perder uma$ graninha$ a mai$. Então, nada melhor que $elar a paz, porque o bol$o já e$tava $endo afetado.

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)