Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 13/11/09



Primeira Mão - 13/11/09 - Gente de Opinião 
UM DESTAQUE PARA NOSSOS POLÍTICOS
QUE FIZERAM SEU PAPEL EM BRASÍLIA


A economia de 350 milhões ao ano, em valores de hoje, que o Estado vai economizar quando estiver completada a transposição dos servidores do ex-Território para os quadros da União, por si só concretiza um conjunto de ações que colocam a atual bancada federal de Rondônia entre as mais produtivas e eficientes de todos os tempos, desde que temos representação no Congresso. É claro que a união de forças – que incluiu importante participação dos deputados estaduais, de representantes do governo e dos sindicatos – foi fundamental para o sucesso da aprovação da PEC, promulgada esta semana pelo senador José Sarney e pelo deputado federal Michel Temer. Mas foi sim a ação da bancada como um todo – e principalmente dos senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide, com destaque especial para o ex-senador Expedito Júnior – mais os deputados federais, que tiveram grande responsabilidade na conquista que é de todos. Mauro Nazif, Lindomar Garçon e Eduardo Valverde tiveram papel importante no assunto. Os demais parlamentares, uns mais, outros menos, também. Com esse trabalho, e muitos outros, feitos em benefício da população rondoniense, praticamente todos se habilitam, cada um dentro do seu tamanho, em sonhar com um novo mandato. Nesse, fizeram por merecer a confiança da população.

PIOROU

O apagão de terça à noite, que atingiu vários estados e chegou também em algumas áreas de Rondônia, é o lado ruim de estarmos integrados ao sistema nacional de energia. As vantagens são grandes mas, nesse particular, saímos perdendo. E perdemos também em dinheiro, com o ICMS a menos do óleo diesel das termoelétricas. 

NO ESCURO

Por falar em energia, moradores do bairro São João Bosco, na Capital, andam querendo saber o que está acontecendo naquela área. Em seis dias, centenas de famílias ficaram às escuras durante algum tempo, pelo menos em quatro dias. A Ceron não deu nenhuma explicação, ainda. 



OUTRO PROBLEMA


A volta de Silvernani Santos à Assembléia recoloca no parlamento um político experiente, que já foi também deputado federal e presidente da ALE e tira Valdevino Tucura, um nome novo, da região de Cacoal, que estava tendo uma performance positiva para a população que o elegeu. A mudança foi mais um problema para o clima interno da Casa, que já não estava lá muito bom. 



DOIS AMORES

O deputado Euclides Maciel entrou no olho do furacão. Jurou publicamente amor ao novo senador Acir Gurgacz, do PDT. Com isso, se colocou frontalmente contra seu partido, o PSDB, arquiadversário de Acir. A tucanada esmerilha os bicos para dar o troco ao parlamentar de Ji-Paraná, ouve-se nos bastidores.

TUCANO ARARA

Maciel já teve sérios problemas quando saiu do PSL, alegando divergências irreconciliáveis com o comando do partido que o elegeu. Foi recebido com afagos no ninho tucano. Agora, pode enfrentar novo problemão. A turma do PSDB está (com o perdão do péssimo trocadilho), uma arara com o seu deputado. 



PRÊMIO NACIONAL

A equipe dos irmãos Leoni – Everton e Elton – anda que é só comemoração. A TV Candelária recebeu prêmio nacional, chamado de “A Mais Record das Emissoras”, outorgado pela Rede Record em convenção na última semana, em Atibaia, São Paulo. A Candelária mereceu a distinção por sua evolução na área da qualidade técnica. 



GRANA NO LIXO

O deputado Luiz Cláudio, do PTN anda com os nervos à flor da pele porque sua cidade, Rolim de Moura, está perdendo dinheiro de convênios. Segundo ele, o motivo é que a administração municipal não se mexe. Num deles, escafedeu-se uma grana para implantar pelo menos dez leitos de UTI na cidade. O parlamentar chiou da tribuna e continua protestando. 



ESSE NÃO FALHA

Dinheiro para obras em Porto Velho não está faltando. Esta semana, o prefeito Roberto Sobrinho anunciou convênio de mais 25 milhões de reais para construção de casas populares e obras de infraestrutura na Capital. O dinheiro já foi liberado e é quente. É do PAC da Dilma. Esse não falha. 



ENFIM, A DESCOBERTA


Entrou areia! A imprensa internacional – por enquanto mais a européia do que a norte-americana – finalmente descobriu que há uma guerra civil no Rio de Janeiro. Jornais e revistas estão mostrando uma realidade que só os governantes e políticos brasileiros teimam em não enxergar. Quem sabe agora eles acordem, sabendo que a verdade está sendo contada para o mundo. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

Seis milhões de seres humanos assassinados, trucidados, tratados como gado, mortos de fome, jogados em câmeras de gás, seus corpos queimados em forn

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Há uma dúzia de nomes prontos para a disputa da Prefeitura de Porto Velho. Todos muito respeitáveis, todos com predicados suficientes para se aprese

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

“É pura covardia”! A frase da advogada e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, Tânia Sena sintetiza o protesto dos representantes d

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A consta

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)