Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 13/05/10


Primeira Mão -  13/05/10 - Gente de Opinião

WILBER, A VITÓRIA DO DEPUTADO

QUE OPTOU POR UM SÓ MANDATO

 A indicação do nome do deputado Wilber Coimbra, para novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado não deixou de ser uma surpresa. Político de primeiro mandato, que já anunciado que não concorreria à reeleição, Wilber mostrou grande talento na articulação da busca de apoio dos seus companheiros para que ele conseguisse os 13 votos necessários – no final, recebeu 14 – que o autorizariam a ser o nome indicado pela Assembléia para ocupar a vaga deixado pelo ex-deputado Natanael Silva. Não foi moleza a vitória de Wilber. O grupo do ex-governador Ivo Cassol batalhou até a última hora possível para que a indicação fosse da advogada Jaqueline Cassol. Houve outros nomes lembrados, inclusive um deles vindo de dentro do Partido dos Trabalhadores.

No final de tudo, quando todos os acordos de bastidores já haviam sido fechados, Wilber ainda temia que pudesse haver alguma mudança de última hora, aliás, não tão incomuns em situações como essa. Não houve. Eleito, agradeceu a cada um dos deputados que cumpriram o compromisso com ele, prometeu representar bem a Assembléia e saiu para comemorar a vitória. Que é vitalícia, tanto quanto o cargo que ocupará, dentro de pouco tempo.

 

DAVID

Com a eleição de Wilber Coimbra para o Tribunal de Contas, quem assume sua vaga é o jovem David Chiquilito, filho do inesquecível prefeito de Porto Velho, Chiquilito Erse. Não se sabe ainda quando David tomará posse, porque depende da posse de Wilber, que será agendada pelo comando do TCE. Mas certamente não será antes da eleição de outubro.

 

PROTESTO E FÚRIA

Há algo de muito estranho e não é no reino da Dinamarca. Famílias que vivem há décadas no bairro Arigolândia, próximo ao rio Madeira, em Porto Velho, agora estão sendo cobradas – verdadeiras fortunas em alguns casos – do pagamento pela ocupação de uma área que é considerada de propriedade da União. O clima é de protesto e até fúria de alguns dos antigos residentes na área.

 

EXORBITANTE

O Serviço do Patrimônio da União começa a cobrar taxas exorbitantes pela tal ocupação. Ora, se fosse valer a frieza da lei, toda a cidade de Porto Velho, praticamente, teria que pagar a tal taxa de ocupação. Além disso, são desconhecidos os critérios que tributam em 5% os terrenos, calculando-se seus valores pelo preço atual de mercado. Vai dar xabú!

 

CONFRONTO

Petistas de quatro costados só não declararam guerra aberta, ainda, ao senador Valdir Raupp e ao PMDB porque estão sendo contidos pela ala mais moderada. Há nomes de proa dentro do PT que preferia já partir para o confronto. Tudo por conta dos esforços de Raupp de mudar as candidaturas petistas ao Governo e Senado, já postas.

 

INCURSÕES

Chegou a ser cogitada a publicação de uma nota oficial do partido, protestando contra as incursões de Raupp em Brasília e na mídia, buscando manter a aliança do seu partido com os petistas desde que o PT indique o vice de Confúcio e determine que Fátima Cleidevá ao governo. No final, ficou decidido que um representante do partido, lançasse matéria na imprensa contestando Raupp.

 

FORÇA POLÍTICA

Ainda repercute na Assembléia a indicação do deputado Wilber Coimbra para o Tribunal de Contas. Quem vive o mundo da política local ainda não entendeu como um parlamentar de primeiro mandato, embora trabalhador e articulado, tenha conseguido vencer nomes indicados pelo ex-governador Cassol, considerado a maior força política do Estado. A verdade é que Wilber ganhou. E bem, com os 14 votos conquistados.

 

SELEÇÃO

Nem Ronaldinho Gaúcho e nem a dupla fenômeno do Santos – Newmar e Ganso -: a seleção de Dunga vai mesmo com um time de estrangeiros mas sem aquele brilho que os grandes craques, os excepcionais dão a qualquer time. Vamos com uma seleção operária tentar o hexa. Oremos, pois!

 

PODE MUDAR

O deputado Neodi Carlos, presidente da Assembléia, é uma liderança incontestável no Estado. Convidado a compor a chapa como vice de Cahulla, ele teria topado até em função do grupo político que participa. Mas há quem diga que Neodi pode até abrir mão da honraria, devido aos insistentes pedidos de seus eleitores em sua base, para que ele dispute a reeleição. Por enquanto, o presidente não comenta o assunto.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)