Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 13/04/10




Primeira Mão - 13/04/10 - Gente de Opinião
TIZIU ENTRA NA BRIGA PELO SENADO E DISPUTA
EM OUTUBRO SERÁ A MAIS QUENTE DA HISTÓRIA
 
No final de semana, mais um anúncio importante no contexto da disputa eleitoral de Rondônia neste ano. O deputado estadual Tiziu Jidalias foi anunciado oficialmente como o companheiro de chapa de Ivo Cassol na corrida pelas duas cadeiras ao Senado da República. Para um auditório lotado, com mais de duas mil pessoas, Tiziu confirmou sua pré-candidatura, elogiou Cassol e recebeu de volta muitos elogios. Vice-presidente regional do PP, Tiziu Jidalias elegeu-se pelo PMDB mas nunca encontrou espaço no seu antigo partido. Agora, ao lado de Cassol, que é o presidente regional do PP, o representante de Ariquemes na Assembléia parte para um vôo mais alto. Com isso, esquenta ainda mais e torna-se muito mais acirrada a batalha das urnas por duas vagas no Senado. De um lado, Fátima Cleide e Valdir Raupp, que querem a reeleição. De outro, Ivo Cassol e Tiziu Jidalias, que querem defenestrar os dois atuais representantes do Estado. Correndo por fora, o ex-deputado federal Agnaldo Muniz.

A disputa pelo Senado será histórica. Nunca até agora se viu tantos nomes quentes para ocupar apenas dois postos na mesma eleição. Cassol é considerado – pelo menos nesse momento – o que tem mais chances. Raupp, Fátima, Tiziu e Muniz terão que se desdobrar, montar estratégias, buscar apoios onde possível e correr muito atrás do eleitor para chegar lá. Não se duvide se a disputa pelo Senado, por aqui, for mais quente que a própria corrida pelo governo. Vai ser de tirar o fôlego!

 
TUDO PELO SOCIAL

O deputado federal LindomarGarçon tem dirigido suas ações, com ênfase, para o setor social. Nesta semana, comemorou uma grande conquista: a assinatura de convênios com o governo federal para atender a APAE, que passa port grave crise financeira; a Associação dos Amigos dos Autistas, a Pestalozzi e várias outras. No total, 1,7 milhão de reais.

APOIO VITAL

Há quem comente, nos meios políticos, que a pré-candidatura de Acir Gurgacz poderia sair do chão caso o prefeito José Bianco decida apoiá-lo. Bianco hoje é o noivo mais cobiçado por todos os postulantes ao Palácio Presidente Vagas. Acir é da sua cidade e esse é um argumento que tem sido utilizado para levar o prefeito para o lado do senador do PDT.

LISO

O problema é que Bianco, quando não está em campanha, é liso como sabão. Nunca fala antes da hora e às vezes só fala depois da hora quando sua decisão não mexe com mais nada. Citado durante meses como pré-candidato a alguma coisa, Bianco nunca abriu o verbo. Deixou passar o período da desincompatibilização quieto, sentadinho na sua cadeira de Prefeito, onde ficará até o final do mandato.

EM CIMA DO MURO

Procurado pelos governistas do grupo de Cahulla; pelo senador Expedito Júnior e sua turma; por Raupp, falando em nome do PMDB e agora por Gurgacz, o prefeito de Ji-Paraná ainda não abriu seu coração. Está literalmente, como se tucano fosse, em cima do muro. Mesmo sendo o DEM, seu partido, aliado ao PSDB nacional, o que inclinaria um apoio a Expedito.

NO MEIO DA FESTA

Guajará Mirim concentrou o mundo político neste último final de semana, por ocasião dos festejos do seu aniversário. O governador João Cahulla andou por lá. O deputado Miguel Sena, um dos destaques na Assembléia, também. Outros parlamentares e pretendentes à vagas que a eleição de outubro vai proporcionar acorreram para a fronteira. Agora, a hora é andar em todas as frentes, atrás do voto.

DE QUEM É A CULPA?

A famigerada “progressão de pena” é a responsável pelo cruel assassinato de seis jovens em Luziânia, Goiás, nos últimos meses. O maníaco que os matou estava preso por crimes de pedofilia e saiu em pouco tempo da cadeia, beneficiada por leis feitas para proteger assassinos. Não deu outra: em pouco tempo, voltou a atacar e dessa vez matou suas vítimas para não deixar testemunhas.

MÃOS LAVADAS

Como sempre, todos lavam as mãos. Quem faz as leis não pode ser punido. Quem as cumpre, exatamente como são, também não têm como ser cobrado. A culpa, na verdade, é da sociedade brasileira, que assiste de braços cruzados o aumento terrível da criminalidade e continua de braços cruzados.

TEMA IMPORTANTE
Agora sim, esquentou o debate político, com um tema de grande importância para o país. A senadora Fátima Cleide e o postulante ao Senado, o ex-deputado Agnaldo Muniz, trocam farpas por causa da lei que defende a criminalização da homofobia. Fátima, amada pelos gays, é a autora do projeto. Muniz, que diz representar as famílias, é contra. Uma maravilha de tema a ser debatido, até porque, certamente, não há mais nada de importante de debater.

Fonte: Sergio Pires
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Júnior fala em arapongagem, acusa deputado e nega qualquer desvio, em pronunciamento na internet

Júnior fala em arapongagem, acusa deputado e nega qualquer desvio, em pronunciamento na internet

No dia anterior, o deputado estadual Marcelo Cruz divulgou um documento com graves acusações contra seu colega parlamentar, Ribeiro do Sinpol, afirm

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

Rondônia precisa de olhos voltados para o futuro e não de uma crise política 15 meses antes da eleição

          Tudo o que Rondônia não precisa, neste momento, é da crise política que se avizinha. Onde os prejuízos cairão primeiro na população e depo

TRE oficializa Rafael Fera como novo deputado federal por Rondônia. Mas ainda falta muito para ele assumir

TRE oficializa Rafael Fera como novo deputado federal por Rondônia. Mas ainda falta muito para ele assumir

Tudo mudou para tudo continuar (quase) igual. Na retotalização dos votos da última eleição, depois que as regras do jogo foram mudadas quando já tin

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

          Para o Vaticano, o Brasil continua sendo o país mais católico do mundo, com 182 milhões de seguidores da Igreja Católica. Os números oriund

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)