Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 11/11/09


Primeira Mão - 11/11/09 - Gente de Opinião
O QUE HAVERÁ POR TRÁS DESSAS
“CONFERÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO”?


O governo não desiste de mudar – para seu próprio benefício – o sistema de comunicações no país. Aparentemente, através de singelas conferências estaduais, promove o debate sobre o tema. Dos estados,sairão conclusões para a grande Conferência Nacional de Comunicação, que se realizará em dezembro, em Brasília. Como pano de fundo, “debater estratégias e prioridades (até aí tudo nem) para a criação de um “marco regulatório” (aí que mora o perigo!), para a comunicação no Brasil. Deu prá entender? Marco regulatório para a comunicação? Não será a criação de formas sutis de censura, de controle, de mando do poder sobre a informação, tudo disfarçado com nomes aparentemente bem intencionados? Note-se ainda que os “delegados representantes” dos estados a essa conferência nacional não terá jornalistas. Dos 23 delegados, 20% serão de representantes do poder público; 40% de representantes de entidades empresariais e 40% de representantes de “movimentos sociais”. Ué, movimentos sociais (tal como o MST, por exemplo?), influindo nas comunicações? E nenhum jornalista? Algo não está muito claro e nem cheirando bem nessas “conferências”. Se a gente não abrir o olho, daqui a pouco estaremos sob o tacão do mesmo tipo de “democracia” à imprensa implantada por Hugo Chávez na Venezuela. E a gente está vendo muito bem como é a tal “democracia” bolivariana.

CONVIDAR NÃO OFENDE!

Semana decisiva para o PMDB. Neste sábado, em Ji-Paraná, o partido anuncia oficialmente que vai de Confúcio Moura para a disputa do governo do Estado em 2010. Depois da prévia interna, os peemedebistas vão procurar o PT, para oferecer a vaga de vice. Vão ouvir um sonoro não. 



ABRIU MÃO


Carlinhos Camurça já avisou: não pensa em ser candidato a outro cargo que não seja o de deputado federal. Nos bastidores da política, anunciava-se que ele teria sido convidado para formar uma chapa com o pré-candidato ao governo, João Cahulla. Camurça agradeceu a deferência mas garante que vai mesmo concorrer à uma cadeira na ALE. 



INEDITISMO

Enquanto isso, o PC do B se articula e quer conseguir um fato inédito: eleger um representante para a Assembléia. O principal nome do partido na Capital é o do ex-vereador David Chiquilito, filho do ex-prefeito Chiquilito Erse. O partidão anda otimista com suas chances em 2010. 



NA FRONTEIRA

O deputado federal Ernandes Amorim defende que as Forças Armadas tenham poder de polícia para combater o crime, principalmente nas regiões de fronteira, como a área que divide o Brasil de alguns de sés vizinhos sul-americanos. Incrível foi um dos argumentos que usou, em discurso da tribuna. 



ATÉ CIMENTO!


Ele contou que fez uma viagem na fronteira do Amazonas com a Colômbia e ouviu relatos impressionantes sobre o tráfico de drogas na área. “Os traficantes misturam pó de vidro, ácido sulfúrico e até cimento no refino da droga. Isso é uma bomba para quem usa”. Para ele, só a ação das Forças Armadas pode inibir o tráfico e esse tentativa de homicídio contra quem a consome. 



MENOS MAL

Nem tudo está perdido. Tanto a Justiça quanto o Ministério da Educação reagiram contra a expulsão de uma jovem, na Universidade Bandeirantes do interior de São Paulo, atacada e agredida por colegas por usar vestido curto. Os talibãs e simpatizantes do nazismo que estão dentro da faculdade, ao que parece, terão que se haver com a lei. Menos mal. 



INVERNO COMPLICADO

A chuvarada que caiu no início da semana e continuou já trouxe mais água dos céus do que estava previsto para pelo menos 20 dias deste mês de novembro. A Capital ficou alagada e a tendência é que a coisa piore. O inverno amazônico desse ano será extremamente chuvoso. Ruim para a Prefeitura, que não pode tocar dezenas de obras. 



A MESMA CANETA


O site rondoniaovivo andou denunciando o passeio de carros oficiais na noite de Porto Velho. Se for verdade, certamente o governador Ivo Cassol já deu fez cumprir aquela sua norma: caneta que contrata é a mesma que demite. Fazer festa com veículos que deveriam estar a serviço do público é inaceitável. A começar pelo próprio Cassol, que sempre condenou essa prática. 



FESTA MERECIDA

A maior torcida do Brasil – e sem dúvida alguma a maior de Rondônia – anda que é só alegria. Não é que o Mengão está com chances de ser campeão brasileiro? A continuar assim, ninguém mais vai agüentar os flamenguistas. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)